SUN KIL MOON – April (2008)

NOTA: 7,7

SUN KILL MOON - APRIL

Canções longas prescindem de dinâmica para não se tornarem repetitivas e enfadonhas. Às vezes o artista estende a canção para torná-la uma espécie de mantra hipnótico, mas se o ouvinte não se integrar no círculo de nada adianta, vai se sentir incomodado e pular a faixa tão logo chegue aos três ou quatro minutos. Talvez por isso, para o bem ou para o mal, o sadcore jamais chegará ao mainstream, ainda que consiga tocá-lo de leve com algo do quilate de “Have You Forgotten”, catapultada na trilha sonora de “Vanilla Sky”.

O que se convencionou chamar de sadcore caracteriza-se tanto pela repetição como pelo andamento lento, hipnótico. Como expoente dessa vertente musical, Mark Kozelek em seu segundo álbum de inéditas sob a alcunha de Sun Kil Moon, segue à risca a cartilha que ele mesmo ajudou a escrever nos anos 90 quando ainda mantinha o Red House Painters, que só veio a bater em trilhas hollywoodianas após o seu fim.

Soa como uma miscelânea dos trabalhos de Kozelek com o RHP, solo e com o próprio SKM, alternando momentos acústicos, com Kozelek acompanhado apenas pelo violão, e outros em que os arranjos ganham feições voltadas para toda a banda. Não dá pra ser específico em quais canções parecem com quais, mas há uma sempre presente sensação de déja vú, que ora incomoda, ora agrada, ao trazer à tona ecos de um passado não tão distante, mas que parecem longínquos, esquecidos nos álbuns do RHP. Mudou o nome, mas no fundo ainda é RHP, porque ainda é Mark Kozelek e suas canções de temas recorrentes: amor e lembranças passadas.

Com o seu cantar melancólico, o agora não tão jovem rapaz de Ohio, desfia mais um punhado de canções com sabor amargo, quase travando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s