CINEMA: Elegy (Fatal, 2008)

FILME - ELEGY

Baseado no romance “Dying Animal”, do escritor Philip Roth, ganhador do prêmio Pullitzer, e dirigido pela espanhola Isabel Coixet, que também dirigiu o ótimo “A Vida Secreta das Palavras”, Fatal (Elegy, 2008) foca seu olhar na figura de David Keppesh (Ben Kingsley), um conceituado professor e crítico de literatura na faixa dos sessenta anos, profundo conhecedor e amante das artes, que costuma se envolver com suas alunas. Amante acima de tudo da liberdade, David, interpretado de forma impecável por Kingsley, é um sujeito seguro que passa a agir como um adolescente que já não tem certeza de suas atitudes a partir do momento que conhece e se apaixona pela bela e jovem Consuela (Penélope Cruz), tornando-se, ironicamente, “preso” a esta.

Poderia ser apenas mais um filme sobre relações problemáticas devido à diferença de idade entre professor e aluna, mas o filme de Coixet vai além disso, questionando a “invisibilidade da beleza” ou o medo de envelhecer ou, ainda, analisando o preço que deve ser pago pela liberdade. A ideia que prevalece em Fatal é a de pôr por terra qualquer tipo de certeza que se possa ter a respeito de tudo na vida.

Sobre o elenco, todos desempenham bem seus papéis, mas há que se destacar a ótima performance de Kingsley, que consegue conduzir seu personagem por uma montanha-russa de sentimentos de forma convincente. Destaque também para a bela e melancólica trilha sonora, essencialmente composta por canções clássicas, principalmente de Satie.

DIRETOR: Isabel Coixet
ROTEIRISTAS: Nicholas Meyer, Philip Roth
ELENCO: Sonja Bennett, Patricia Clarkson, Penélope Cruz, Antonio Cupo, Michelle Harrison, Deborah Harry, Dennis Hopper, Chelah Horsdal, Marci T. House, Alessandro Juliani, Ben Kingsley, Laura Mennell, Shaker Paleja, Kris Pope, Peter Sarsgaard

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s