The Veils – Sun Gangs (2009)

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Finn Andrews poderia seguir por uma trilha de variações de “The Runaway Found”, para mim e muitos outros seu melhor álbum, mas o rapaz diz que não gosta de se repetir, prefere o lado mais arriscado, podemos chamar isso de personalidade ou insanidade? Num universo onde muitas bandas encontram um filão e exploram à exaustão, Finn prefere surpreender a cada álbum, assim foi com “Nux Vomica” (2006) e assim o é com “Sun Gangs”, um álbum bastante diversificado, que pode ora remeter às melodias do Coldplay (The Letter), ora a avalanche sonora dos Bad Seeds com toques de Velvet Underground (na ótima “Larkspur”). O lado mais “meloso” de “Nux Vomica” felizmente foi deixado para trás, as orquestrações poderosas de “Runaway Found” nem se fala, “Sun Gangs” segue um caminho que mais pende para o lado soturno com largas doses de piano e Finn cantando bem como nunca. Não é um álbum fácil, precisa ser descoberto, precisa de uma audição atenta. Resta saber até que ponto as pessoas (e quantas) estão dispostas a ouvir um álbum mais de quatro vezes, num universo tão cheio de canções de refrões fáceis e ganchudos à uma primeira audição. Então, para quem busca algo fácil o caldo aqui entorna, mas para quem busca mais que isso “Sit Down by the Fire” (parafraseando o título da faixa que abre o álbum. (7,8)

+ Nesse blog tem o link pra baixar o álbum.

4 pensamentos sobre “The Veils – Sun Gangs (2009)

  1. Pingback: MELHORES ÁLBUNS DE 2009 « love no more

  2. Ouvi o álbum recentemente (27/03/09) e gostei de cara (vc pode até achar estranho Luciano).

    Considerando alguns trabalhos musicais “esquisitos” que têm aparecido, “Sun Gangs” soou bastante atraente para meus ouvidos!

    Curtir

  3. Eu tenho o primeiro deles. E gosto daquele disco. Encontrei aqui nos baciões de Vitória a um módico preço (acho que na época eu ainda nem baixava tanta música, pois estava sem internet…).

    O ‘Nux Vomica’ eu baixei, até cheguei a gravar num CDA, mas depois eu deixei de lado. Não que eu não tenha gostado, acho que na época eu estava muito conturbado (tanto em casa como no trabalho). Optei por ouvir o disco em outra hora, por ‘perceber’ o álbum em outro momento; fato este que acabou não acontecendo.

    O ‘Sun Gangs’ eu fiquei sabendo de supetão, até me espantei pois nem me lembrava mais da banda…ainda não baixei, de novo estou passando por um momento em que música não será bem digerida (como costumo fazer) e prefiro pegar o disco depois, para não ter um julgamente impreciso.

    E nem vou dizer mais de suas resenhas pois elas sempre são certeiras – além de serem bem resumidas agora 9sem perderem o teor e a qualidade).

    Abraços.

    Curtir

  4. Tive também essas impressões, o disco realmente melhora com mais audições e atualmente, nessas últimas semanas, tem sido o disco que mais tenho ouvido. Fica claro como a banda dá um toque sofisticado a simples canções pop! E o vocalista já se encontra (ao lado do James Walsh, do Starsailor) entre os grandes vocalistas do pop atual.

    Curtir

Deixe uma resposta

