FANFARLO – Reservoir (2009)

“Reservoir” debut da banda inglesa Fanfarlo já começa instigando pela capa, que precisa ser vista num tamanho bem grande para melhor percepção, principalmente da máscara e do cesto na mão da outra garota. Algo de misterioso, algo de perigoso, algo de estranho são as sensações que provocam essa bela foto de tons amarronzados, dessa desconhecida banda com um nome inusitado, como já dito pelo amigo Eduardo.

No meu caso, a junção dos dois elementos foi o que atiçou a curiosidade para o som do grupo. Aí descubro que a trajetória da banda, surgida em 2006, é de quatro singles; que já havia bons comentários respaldando a sonoridade do grupo, e que o camaleão Bowie aprovou o que ouviu.

O álbum tem a produção apurada de Peter Katis (The National, Interpol), que conseguiu a incrível façanha de tornar uma faixa como “Fire Escape”, que já era muito boa no single, ficar ainda melhor. Apresenta onze boas canções. Isso mesmo, todas as faixas são boas. Remetem desde a Talking Heads, vide a ensolarada “Finish Line”, passando pela densidade do Arcade Fire de “Funeral”, na bacanuda “I’m a Pilot” e algo de Clap Your Hands and Say Yeah, “Luna” e “Harold T. Wilkins or How To Wait For A Very Long Time”.

No fim percebemos que o ponto de contato do Fanfarlo com seus contemporâneos é mesmo os vocais a la David Byrne.

O universo musical do sexteto incorpora sopros, cordas e arranjos ricamente elaborados (alguns bem assoviáveis), e por isso acabam se situando em paralelo com a sonoridade do Arcade Fire. “Comets” junto a “Fire Escape” são as minhas preferidas do momento, nesse que desde já é um dos melhores álbuns do ano. (8,5)

______________________________________

4 pensamentos sobre “FANFARLO – Reservoir (2009)

  1. Pingback: MELHORES ÁLBUNS DE 2009 « love no more

  2. Concordo com você Eduardo, poderia ser mesmo o segundo disco do Clap Your Hands…. assim como também poderia ser o terceiro (ainda nao lançado) do Arcade Fire!!!
    Esse disco é MARAVILHOSO!!!
    Quero aproveitar aqui e dar uma dica de um ótima banda também britânica e também lançando trabalho, HATCHAM SOCIAL!!!!
    Abraços.

    Curtir

  3. Luciano, sinto-me honrado por vc ter indicado minha resenha e mais ainda por vc ter gostado do som da banda. Às vezes brinco até dizendo que esse disco do Fanfarlo poderia ter sido o segundo disco do Clap Your Hands Say Yeah…porém, como mesmo frisou o Isaac no comentário dele, acho que o Fanfarlo (nessa mistura de outras bandas da atualidade) consegue sim soar – se não tão original – magistral para solidificar um pop-rock simples, mas contundente e agradável como deve ser. Quer dizer, uma banda que tem sopros, violinos, boas linhas de baixo, guitarras dedilhadas, não pode ser taxada de simples. Eles são incríveis e fazem bonito entre tantas bandas que chegaram ao terceiro disco e decepcionaram.

    Espero que a banda saiba se sair bem no próximo.
    Excelente texto o seu (e condiz aproximadamente com minha nota).

    Abraços (estou um pouco na correria, mas tentando comentar nos sites que merecem).

    Curtir

  4. Não conhecia o som da banda até ver o disco no blogg e me interessar em adquirilo, estou escutando no presente momento e percebo que o mesmo tem elementos de bandas as quais me identifico, é um comentário previo como diriam os caras do omelete da frigideira, mas que tem deixado boas impressões, lembra em alguns aspectos o Arcade Fire, principalmente nos vocais uma de minhas bandas favoritas dos dias atuais, mas mesmo assim tem seu estilo proprio. Muito boa a sonoridade!!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s