Sons & Extras Sons!

Sons:

“Cansado” de tanto “indie” (admito que curto bastante) e não querendo me tornar um “i(n)di(e)ota”, resolvi fugir da mesmice das bandas atuais, procurando (como sempre) me refugiar no passado. E eis que navegando por alguns blogs musicais favoritos, me deparo com um clássico – “Gang Of Four – Entertainment! (1979)”. Grande álbum que já tinha conhecimento (discoteca básica da extinta Bizz), mas não dedicado uma maior atenção.

Banda inglesa de Leeds e contemporânea do Sex Pistols e The Clash, debutou com um álbum matador e cheio de pegada, o já citado “Entertainment!”. Um pequeno caldeirão musical onde você encontra indícios do que seria o pós-punk; punk, new wave e dance-rock, com pitadas discretas de reggae! Observa-se o baixo marcante de Dave Allen em destaque; bateria (Hugo Burnham) e guitarra (Andy Gill) econômicas e eficientes; vocal preciso e cheio de energia de Jon King. Empolgante! Destaque para as três primeiras faixas: “Ether”, “Natural’s Not In It” e “Not Great Men”.
Nota-se que influenciou muita gente, apesar de algumas semelhanças com o próprio The Clash, Devo, etc.

Extras Sons:

Mergulhado no tédio de uma tarde de domingo, sem muito que fazer, paro e reflito sobre a atual música pop – Bons tempos que surgiam “hits eternos”! Coisas do tipo: “Forever Young” (Alphaville), “Don’t Dream It’s Over” (Crowded House), “Tarzan Boy” (Baltimora), etc. e etc.

Atualmente (infelizmente), os hits pops não são tão legais e não duram o tempo de você piscar um olho – voláteis! Reconheço o volume de informação musical devido a Internet, mas ainda assim, nada será (tão bom) como antes! Resta-me pelo menos recorrer ao meu banco de dados musical e satisfazer meu saudosismo! Good Times…

5 pensamentos sobre “Sons & Extras Sons!

  1. Acompanho o trabalho de algumas bandas atuiais, mas para mim a morioria é um repetiçao menor de bandas dos anos 70 e 00, e agora já começam as bandas imitação das dos anos 90.
    O Gang of Four tem um imitador: o Artic Monkeys. Muito inferior ao seu modelo. A única coisa de que eu tenho saco é para o discurso socialista caduca do Gang of four.

    Um grande abraço!

    Curtir

  2. Eu vinha comentar sim, Ângelo, sobretudo de uma banda de peso como o Gang Of Four. Só estava esperando pegar fôlego, uma vez que meus comentários sãõ sempre extensos.

    Bem, o GOF cai no mesmo dilema do Pixies (aquela história imensa contada por mim no post do ‘Surfer Rosa’). Li na Bizz a Discoteca Básica desse disco, não tomei conhecimento logo na época e vivia me perguntando: ‘como será o som desses caras?’. Ainda mais que depois me falaram que até funk eles fizeram (eu nunca notei isso, mas tudo bem).

    Aí, a MTV me aguçou mais ainda quando vi um clipe. Com a facilidade da internet, vamos ouvir o disco então. Sim, o GOF é um dos pilares para a estruturação sonora do que ouvimos hoje. Até o Pixies tinha um pouco dos riffs da banda. Influência. E hoje, quando escuto certas bandas como Block Party (um rápido exemplo aqui), vejo como foi difícil essa década não assimilar a turma de Andy Gill e companhia.

    E gosto do grupo em geral. Mesmo na fase em que os ouvintes dizem que a banda morreu, admiro ainda o poder de criação de certas canções. ‘Cadillac’, por exemplo, é linda. Uma verdadeira aula de pop-rock. E aquele refrão é clássico.

    …………………………………………..

    Gosto de rever alguns hits/clássicos. Tanto que comprei um disco nestes baciões de lojas com uns 20 hits dos anos 80. Volta e meia, me chega a nostalgia, e invento de ouvir essas pérolas. Acho bacana. Coisas que nunca serão esquecidas, ficam com o tempo.

    Curtir

  3. Bem, como ninguém comentou minha coluna, eu mesmo vou comentar: a idéia é sempre resenhar sobre um trabalho musical que eu ache legal (SONS) e desabafar sobre algo relacionado com a música ou não (EXTRAS SONS).

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s