POP ONÍRICO: The Fauns – The Fauns (2009)

A cidade inglesa de Bristol nos apresenta o The Fauns, uma das bandas que mais condizem com o título dessa seção. Inicialmente um trio, hoje um sexteto, o grupo liderado pela vocalista de canto sedutoramente hipnótico, Alison Garner, surgiu em 2007 e se prepara para a sua estréia em álbum cheio, com o lançamento em outubro de seu disco homônimo, já disponível na versão digital.

É um álbum fácil de gostar, o grupo se preocupou em elaborar melodias agradáveis, com muitas camadas de teclados atmosféricos, guitarras texturizadas, sampleadas ou ruidosas e os vocais indolentes de Alison. Como cartão de visitas para o universo do The Fauns, não havia faixa melhor que “Lovestruck”, delicada, hipnótica e com uma levada que remete a “Tomorrow Never Knows”, dos Beatles.

O lado mais melódico do grupo se reflete em “Understand”, ensolarada e de dedilhados sutis; o barulho assoma em “The Sun is Cruising”: vocais afogados pela onda de barulho. Interessante perceber a presença marcante do baixo em vários momentos, com uma levada profunda e pulsante, como em “Road Meet Sky”, algo incomum em bandas que trabalham essa sonoridade.

Ao trabalhar em nuances diversas nas canções o The Fauns faz um álbum diversificado, mas sem perder a coesão, mesclando sutileza e barulho, melancolia e melodias ensolaradas, misturando Stereolab e My Bloody Valentine. Conclusão: o dreampop tem um de seus melhores de 2009.

+ LINK NOS COMENTÁRIOS (Link on Comments)

__________________________________

2 pensamentos sobre “POP ONÍRICO: The Fauns – The Fauns (2009)

  1. Pingback: MELHORES ÁLBUNS DE 2009 « love no more

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s