Stellastarr* – Civilized (2009)

Levou quatro anos para que os novaiorquinos do stellastarr* voltassem aos discos, “Harmonies for Haunted” é de 2005. Nesse período a banda excursionou bastante e concluiu que era chegada a hora de levar sua música para um caminho diferente. O lado de referências pós-punk mais soturno foi deixado de lado. “Civilized” é menos retrô e menos denso que qualquer coisa que o grupo já fez. Segundo o vocalista Shawn Christensen a idéia foi compor um álbum mais enérgico, mais rock, e mais agressivo, e eles conseguiram.

Surgido no inicio dos anos 00, junto com uma porção de outras bandas revivalistas do pós-punk, o grupo, assim como vários de seus contemporâneos, resolveu que era hora de redirecionar o seu som.

Afastados dos discos por um tempo que pode matar muitas bandas, para a sobrevivência criaram seu próprio selo. Livres da pressão, puderam se dedicar mais ao seu novo rebento. E nessa nova fase, a baixista Amanda Tannen ganhou algum espaço para mostrar seus belos dotes vocais – que bem podem vir a serem melhor explorados no futuro.

Não se engane, os riffs incessantes de guitarra continuam presentes, o baixo marcante (mas sem a ênfase de antes) também, o que mudo foi a voz. Christensen viu que era hora de abandonar os falsetes e cantar em seu tom normal, o que poderá causar alguns sustos para os desavisados acostumados com aquele vocal grave.

O fato é que a versão 2009 do stellastarr* em nada lembra as versão 2005 ou 2003, que eram bastante similares, quase uma continuidade.

“Civilized”, por seu lado, tem um pé no indie-rock dos anos 90, vide “Tokyo Sky” e “Graffiti Eyes”, outro no pós-punk versão anos 00, praticados por grupos como The Killers e Bloc Party, e um outro pé que não é uma coisa nem outra, e é aí que o grupo arrisca alguns passos diferentes, como em “People” e “Sonja Cries” (com toques de U2).

Apontar para vários lados não faz de “Civilized” um álbum disforme, sinaliza que os rapazes estão tateando, buscando um caminho, melhor, um novo caminho. Talvez “Civilized” não seja o resultado definitivo dessa busca. Um disco de transição, quem sabe, mas a confirmação só virá com o seu sucessor.

NOTA: 6,0

+ LINK NOS COMENTÁRIOS (Link on Comments)

2 pensamentos sobre “Stellastarr* – Civilized (2009)

  1. Não vou mentir, gosto dos discos anteriores e ouço muito até hoje. E já veio gente que eu nem conhecia (via MSN) me pedindo links. Esse, acredita que não ouvi? Um ano com tanta coisa aparecendo, com tanta banda que gostamos anteriormente trazendo (ou tentando trazer) novas perspectivas de trabalho que acabei deixando passar o ‘Civilized’. Vou aproveitar e baixar, logo depois dou meu aval.

    Um grande abraço.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s