POP ONÍRICO: Malory – Pearl Diver (2010)

Uma década depois do seu debut (o belíssimo e urgente Not Here, Not Now), o quarteto alemão Malory chega ao seu quarto álbum de inéditas, que na verdade era pra ter saído em 2009, mas foi atrasado pela gravadora AC30, inclusive a banda já vinha comercializando o disco em seus shows.

Se lembrarmos que em seu álbum anterior, “The Third Face” (2005), o grupo se deixava “contaminar” pelo uso de elementos eletrônicos, percebe-se que em “Pearl Diver” eles equalizaram esses elementos junto às texturas de guitarras para fazer uma espécie de síntese de sua obra.

Por momentos pode parecer um retorno às origens, à sonoridade dos primeiros trabalhos, mas felizmente é mais que isso, é o seu álbum mais maduro, já que vai um pouco mais longe do que poderíamos chamar de uma reciclagem das bandas britânicas modelo: MBV, Ride, Slowdive, Lush. Embora elas sejam bem evidenciadas no delírio sonoro de “The Signs”, com o dueto entre Joerg Koehler e Daniela Neuhaeuser mais uma vez arrebatando.

Mas faixas como “Water in my Hands” , “Tornado” e “Secret Love” (a ser lançada como primeiro single do álbum) servem como exemplo de que o Malory de “Pearl Diver” pode apontar para novas e bem-vindas direções. Caché”, por exemplo, incorpora elementos de ambient –music e psicodelia com guitarras delirantes.

Queridos da casa desde sempre, o Malory é um dos grupos “atuais” que melhor fazem jus ao termo pop onírico, embora aqui eles estejam um tiquinho mais pop do que oníricos, o que não impede de vez ou outra bater a sensação de flutuar, como na abertura com a instrumental e sugestiva “Floating”.

“Pearl Diver” é um ótimo início de ano para o dreampop, nós sorrimos.

__________________________________

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s