CINEMA: Zombieland (Zumbilândia, 2009)

Não gosto de comédias porque 99% delas não me fazem rir, são poucas. Algumas não chegam nem mesmo a ser divertidas. Nos últimos tempos até que consegui rir e me divertir com alguns filmes, ‘Superbad’ (comédia nerd engraçada como há muito não se via) foi um destes, ‘Rebobine, Por Favor’ (divertida homenagem ao mundo do cinema com Jack Black e Mos Def) foi outro. O mais recente foi esse ‘Zombieland’, uma sátira muito engraçada aos filmes de zumbi. Woody Harrelson (Tallahassee) e Jesse Eisenberg (Columbus), são os poucos vivos que restam no planeta Terra e estão impagáveis e impecáveis em seus papéis, compõem dois personagens antagônicos que se completam: enquanto Columbus (o nerd) mata os zumbis para salvar a pele, Tallahassee, de maneira às vezes sádica, se diverte ao dar cabo dos mortos-vivos, qua aqui são velozes e muito vorazes na busca por alimento.

Zombieland não é terror e também não é completamente comédia, me faz lembrar ‘Um Drink no Inferno’, com suas doses do melhor humor negro e com muita tripa e sangue rolando na tela, só que em tom de escracho, diversão.

O clip de abertura do filme em slow motion, ao som de ‘From Whom the Bell Tolls’, do Metallica, junto com a cena na mansão de Bill Murray (interpretando ele mesmo) e a cena final no parque de diversões são alguns dos momentos bem sacados de ‘Zombieland’. Não esquecendo, claro, o guia de sobrevivência criado por Columbus, que tem regras como: ‘Não economize balas, dê dois tiros’, ‘Mantenha a forma física (os gordos foram os primeiros a morrer’ ou ‘Não banque o herói’.

Completando o time dos vivos, entram em cena Wichita (Emma Stone) e sua irmã, Little Rock (Abigail Breslin), uma dupla que vai literalmente tirar o sono dos rapazes e tornar Zombieland ainda mais interessante.
Com uma proposta simples, um roteiro eficiente, direção precisa e diálogos muito bem sacados, Zombieland é um filme que acerta em cheio ao que se propõe: divertir, e merece ser assistido pelos menos umas três vezes. Não por acaso o filme desbancou ‘Tá Chovendo Hamburguer’ da liderança nas bilheterias nos EUA.

PS: Esse texto na verdade era pra se chamar 3 em 1, onde falaria em um parágrafo de umas dez linhas de ‘Zombieland’, ‘Pandorum’ e ‘Brothers’. Como ficou extenso, os outros ficam pra um outro post.

Um pensamento sobre “CINEMA: Zombieland (Zumbilândia, 2009)

  1. Assisti ontem. Humm, vindo para o trabalho, pensei num monte de coisas para escrever, porém, como sempre, nossos pensamentos nunca se coordenam na hora em que mais precisamos deles.

    A verdade é que vi este filme e ‘The Hurt locker’, e confesso que este filme, Zumbilândia, me divertiu mais do que o hipado desnecessariamente ‘The Hurt Locker’.

    Mas vamos a alguns comentários de ‘Zumbilândia’. Primeiro de tudo, adorei o início e também a inserção dessas regras de sobrevivência, em que, supostas vezes no filme, elas mesmas são contestadas. Os personagens também são bem delineados, e temos um Columbus em toda a sua nerdice e Tallahassee em toda a sua loucura e sua compulsão em comer um bolinho (outra parte hilária da película).

    Vale lembrar que Abigail Breslin é a mesma atriz de ‘Pequena Miss Sunshine’. Bacana ver que ela não foi esquecida e que pode fazer mais papéis em outras películas.

    E não poderia deixar de citar as finas ironias que o filme carrega. Brincadeiras com Facebook, o way of life americano, ‘Titanic’ (o filme’) e até Bill Murray e seu ‘Caça-fantasmasnão’ não escapam ilesos (quase uma alusão a um ator-ícone dos anos 80/90 que hoje está esquecido).

    E mesmo que eu considere que o final apelou para a ação de videogames (parece algo tirado do jogo Left 4 Dead, tanta ação frenética e humor), o filme pode ser recomendado sim e garante 80 minutos de boa diversão. E quanto ao estilo do filme, eu colocaria mais como um terrir (que era bem comum no passado). Boa resenha. Um pouco foi através dela que me deu curiosidade em assistir.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s