SAINDO DO FORNO: Massive Attack – Heligoland (2010)

Massive_Attack_Heligoland

Saindo do forno: dicas sobre álbuns, singles, EP’s recém lançados.

Parece que o Massive Attack está se especializando em deixar seus fãs na seca, cada vez mais aumentam o hiato entre seus álbuns, cinco, sete anos… fica-se a imaginar que seu próximo álbum talvez saia em… 2020? Não dá pra considerar ‘Collected’, pois é uma coletânea.

Nesses sete anos que separam ‘Heligoland’ (nome de um arquipélago alemão) de ‘100th Window’ (2003) é evidente que a música pop passou por mudanças e com o Massive attack não poderia ser diferente: “O mundo mudou e nós acompanhamos essas mudanças. Faz parte do crescimento, não é?”, disse Del Naja em entrevista a Folha Ilustrada.

É perceptível a mudança na sonoridade do grupo, hoje um duo, desde a saída de Adrian Vowles (Mushroom), após o lançamento de ‘Mezzanine’. ‘Heligoland’ marca a volta da parceria mais estreita entre Del Naja (3D) e Grant Marshall (Daddy G), os remanescentes, já que ‘100th Window’ foi praticamente um disco solo de Del Naja.

Menos denso e mais “variado” que seu antecessor, ‘Heligoland’ amplia o leque de parcerias do Massive Attack, que além dos já conhecidos Horace Andy e Martina Topley-Bird, traz Damon Albarn (Blur), Tunde Adebimpe (Tv on the Radio), Hope Sandoval (Mazzy Star) e Guy Harvey (Elbow). Encontra o Massive Attack com um conjunto mais diverso de canções e ambientes, que vão desde o breakbeat de ‘Babel’ até a densidade/sensualidade trip-hop de ‘Splitting the Atom’ e ‘Girl I Love You’, relembrando os velhos tempos, ou os experimentos eletrônicos de ‘Flat of the Blade’, e a beleza quase épica de ‘Saturday Come Slow’.

PS: ‘Heligoland’ será lançado no dia 09 de fevereiro.

Um pensamento sobre “SAINDO DO FORNO: Massive Attack – Heligoland (2010)

  1. A ausência fez muito bem ao grupo (duo), reencontrando o bom caminho musical e lançando um grande álbum!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s