CINEMA: Where The Wild Things Are (Onde Vivem Os Monstros, 2009)

null

Ao escrever essa resenha, tinha intenção de elaborar o meu melhor texto até hoje. Contudo, sei que não vou conseguir. Dada a complexidade do filme em questão? De maneira nenhuma. Spike Jonze, o diretor, matiza seu filme com o que Hollywood necessita nestes últimos tempos. Criar um filme sobre criança – e não propriamente para o público infantil – que seja para todas as gerações, inesquecível, fantástico, lírico, onírico, sensível, com narrativa praticamente única, honesto, repleto de metáforas, isso, claro, sem soar para o lado complexo, e ‘cabeça’ demais.

Não conseguirei porque ‘Onde Vivem os Monstros’ fica no rol daqueles filmes que você nunca consegue delinear cabalmente, traçar os melhores momentos, e que posteriores sessões dele tornam-se imprescindíveis e obrigatórias. E tudo que ficar aqui, em minhas palavras, ainda não traduzem a beleza total do filme.

O primeiro mérito teria que vir pelo escritor Maurice Sendak. O livro, de 1963, ganhou vários prêmios até hoje. Spike Jonze pega a história e a deixa com um aspecto fiel e ainda mais detalhista. A sinopse se resume à vida do garoto Max de 9 anos (com a boa interpretação do ator mirim Max Records). Seus medos, sua solidão e um tanto quanto a incompreensão por parte da irmã e da mãe (a atriz Catherine Keener). Numa noite, após ficar de castigo, ele foge de seu quarto, e ao encontrar um barco, parte para outro lugar, encontrando por fim uma ilha habitada por monstros. Bruscamente, Max resolve se juntar aos monstros, e para fazer a amizade com eles, se passa por um rei de uma terra distante – método esse que vai funcionar em teoria.

Depois, o que vemos é um exercício de belas imagens (mesmo que alguns monstros arranquem árvores com socos) e de belos diálogos. Vale lembrar que os monstros passam por momentos semelhantes aos dos humanos: raiva, ciúme, compaixão, medos. Numa certa parte do filme, a cativante monstra KW, ao ser indagada por Max sobre família, responde: ‘como é difícil ser uma família’ (tocante). Em cada monstro com sua característica própria, Max vê o retrato de seu mundo ao lado da família.

O impacto maior do filme é a amizade entre Max e o monstro Carol. Aos poucos, Jonze vai pincelando momentos alternados entre a alegria, o amadurecimento dos personagens, o choque da verdade e o drama – e confesso que senti até medo nos instantes finais. E também derramei lágrimas. E fui dormir pensando no filme (muito tempo não acontecia comigo) e hoje, coloco no mesmo nível – sem dúvidas – de clássicos antigos tais como ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’ e ‘Conta Comigo’.

Mais detalhes sobre o filme (elenco, curiosidades, imagens).

Nota: 10,0

6 pensamentos sobre “CINEMA: Where The Wild Things Are (Onde Vivem Os Monstros, 2009)

  1. Sendak também é autor do desenho Os Sete Monstrinhos, que passa na TVE, e retrata a vida de uma família de monstros.
    :::
    Gostei do filme, que pode ser assistido por todas as faixas etárias. A sua resenha resume bem o que é o filme. Um das coisas mais impressionantes foi que conseguiram fazer com que os monstros e suas construções pareçam muito reais.
    :::
    Outro ponto positivo é a trilha sonora de Karen O and the Kids, que já estou baixando, com canções que tornam alguns momentos do filme memoráveis.

    Curtir

  2. Luciano, eu sempre baixo de blogs, especificamente. Mas esse filme, foi um colega meu que baixou, passou para formato DVD pra mim e eu vi em casa mesmo. A qualidade estava boa. Ele me disse que era em DVDSCR, mas não posso confirmar a veracidade do fato. E tb considerei que as legendas estavam bem encaixadas com as falas e a tradução estava correta.

    Apesar disso, quando baixo, sempre opto pelo DVDRIP que considero a qualidade melhor. Certo?

    Curtir

  3. Tô querendo assistir, mas só tô achando pra baixar em DVDSCR. Você assistiu no cinema ou baixou, Eduardo? Se baixou, qual a versão que você baixou, DVDSCR ou DVDRIP? E de qual tracker?

    Curtir

  4. Esse era um dos filmes que eu aguardava (aguardo) com ansiedade para assistir. Há pouco tempo tinha lido uma resenha sobre o mesmo na Veja e outra na Folha de São Paulo; todas duas despetaram grande interesse em conferir esse filme que deve ser muitíssimo interessante!

    Curtir

  5. Realmente, estou louco, ansioso e outras palavras que não sei descrever e confesso que ainda não assisti por esperar o mesmo chegar no cinema que acho eu ser uma experiência sem palavras.

    Curtir

Deixe uma resposta

