SAIU DO FORNO: Club 8 – The People’s Record (2010)

Banda sueca formada em 1995, a qual possui (basicamente) dois membros, Karolina Komstedt e Johan Angergård, o Club 8 possui sonoridade indie-pop, flertando com o trip-hop e a bossa nova. Os delicados vocais de Karolina juntamente com as belas melodias criadas por Johan combinam perfeitamente, resultando num agradável trabalho musical. Confira músicas como: “Cold Hearts”, “Jesus, Walk With Me” e “Whatever You Want”. Em “The People’s Record” a dupla resolveu “radicalizar”, mudando completamente a sonoridade da banda e mergulhando de cabeça numa sonoridade mais afro-latina. Se você gosta do álbum “Naked” (1988), último trabalho de estúdio dos Talking Heads, temos aqui um prato cheio! Muita mistura de world music com ethnic music.  Destaque para as “swingadas” (guitarras calientes) “Western Hospitality” (abertura) e “Isn’t That Great”; a percussão marcante de “Dancing With The Mentally Ill” e a cheia de beleza (vocais e backing vocais) – “The People Speak” (última faixa). “The People’s Record” é pra quem quer fugir da rotina das atuais produções musicais. Ouça atentamente e tire suas conclusões!

________________________________________________________

5 pensamentos sobre “SAIU DO FORNO: Club 8 – The People’s Record (2010)

  1. A nota seria 6,5 – razoável! Longe de ser um grande álbum. Concordo que existe a possibilidade de eles terem escutado Calypso, mas se vc observar bem os timbres e as levadas das guitarras, são diferentes. Resenhei este álbum pela ousadia da banda e principalmente pela sonoridade que não é o que se tem produzido na atualidade (pelo menos dentro do universo pop – como dito na própria matéria). Claro que me agradou, mas longe de ser um trabalho significativo, seja na carreira do próprio Club 8, seja neste 2010. Talvez o intuito do duo seria dar uma “refrescada” no som da banda ou nos ouvidos alheios – fugir do tradicional ou do óbvio. Gostei da piada relacionada a Chimbinha! :-)
    Gostei também da discussão que a matéria tem provocado. Afinal de contas, é essa dinâmica que nos motiva a escrever outras matérias e torna o blog mais interessante.
    Valeu Luciano.

    Curtir

  2. Outra coisa, embora eu tenha brincado ao falar que eles tavam influencias por Calypso, não é impossível, lá no site da Labrador tem escrito isso”Club 8 has travelled to Brazil for inspiration, bought records made in the ’70s in Western Africa, used a percussion player from Cuba and hooked up with producer Jari Haapalainen (The Concretes, Camera Obscura, Ed Harcourt)”. E a maneira de Johan Angergård segurar a guitarra na capa tá parecendo Chimbinha.

    Curtir

  3. Na verdade, tem uma música que gosto desse álbum, “My pessimistic heart”. Uma pergunta, se você tivesse que dar uma nota para o álbum, qual seria?

    Curtir

  4. Não creio que tenham escutado Calypso, pois nota-se que a referência é o álbum citado dos Talking Heads… E sabemos da qualidade da ex banda de David Byrne. Particularmente até prefiro a sonoridade “tradicional” do Club 8, indie-pop, do que a praticada especificamente neste álbum. Mas compreendo a ousadia e até risco da dupla na tentativa de fazer algo completamente diferente do seu habitual. A questão, creio, seja a qualidade musical independente do gosto particular.

    Curtir

  5. Fico me perguntando onde o Club 8 quer chegar com um disco desses, porque os fãs da sonoridade que a banda vinha praticando até então devem estar torcendo o nariz pra esse novo trabalho, cheio de guitarrinhas agudas e ritmos “calientes”. Esse entra fácil na seção: Não Diga Que Não Avisei. Será que eles andaram escutando Calypso?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s