FOPS – Yeth Yeth Yeth (2010)

Eu sei. Capa, nome da banda e título do disco não empolgam. Todos assustam, a princípio. Se eu disser que Fops é uma reunião (projeto fica melhor) entre Dee Kesler do Thee More Shallows e Chadwick Donald Bidwell do Ral Partha Vogelbacher, com certeza você ficaria mais assustado ainda. E na linguagem da internet, você exclamaria: WTF? Eu mesmo conhecia apenas o Thee More Shallows e admiro alguns trabalhos antigos da banda.

Não importa o que você saiba sobre a sonoridade dos grupos formadores do Fops, posso avisar que a mistura sonora aqui é inusitada e tenta atirar para vários estilos e épocas. É fácil identificar herança do Krautrock amalgamado com toda a psicodelia/experimentalismo figurante nos 60’s/70’s como em ‘Loch Haven’ e ‘Dragomirov On The Dance Floor’. Contudo, é normal você se sentir familiarizado com décadas adiantes, mas propriamente a oitentista quando passar por pérolas pop eletrônicas a exemplo de ‘Yellow Jacket Corpse’ e ‘Black Boar’.

‘Ghost Town Hall’ tem aquele início sensacional que me faz lembrar rapidamente de Kraftwerk. Poucas palavras repetidas exaustivamente dando mais ênfase à viagem eletrônica. ‘Scandinavian Preppy’ e ‘Solid Copper Huntress’ são as minhas preferidas e as canções que mais reforçam o disco. A primeira com aquela aparência à la OMD na fase inicial, tem uma melodia contagiante e fará você soltar o sorriso na cara. A segunda música, com tudo para ser hit, gruda no cérebro do ouvinte através de sintetizadores agradáveis e pelos inúmeros vocais que nos hipnotizam com as singelas palavras ‘It’s Allright’.

Vale lembrar que a dupla fará outro disco já para 2011, intitulado ‘Priests In Them Caves’. Por enquanto, vale curtir esse álbum de 2010 e torcer para que o trabalho do próximo ano venha com outras boas ideias. Até aqui, muito me surpreendeu para um disco que não me chamou a atenção de primeira pelos motivos que já citei no início de meu texto.

Nota: 7,3

Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

