SAINDO DO FORNO: The Decemberists – The King is Dead (2011)

A sair no dia 18 próximo, o novo álbum do quinteto americano The Decemberists explicita o lado mais folk/country do grupo, num mergulho pelas raízes da música americana. O que não falta na maior parte das canções é a inserção de uma gaita, um acordeon, um bandolim, uma viola ou uma slide-guitar. Segundo o vocalista Colin Meloy, ‘The King is Dead’ é um álbum com bastante influência do R.E.M., isso fica bem evidente em faixas como ‘Calamity Song’ e ‘Down by the Water’, ambas com participação do guitarrista Peter Buck (R.E.M.), que também participa de ‘Don’t Carry It All’, faixa que abre o álbum. Em suas dez canções, ‘The King is Dead’ (seria um trocadilho com o álbum The Queen is Dead, dos Smiths?), além de mostrar um gosto pelo lado mais acústico e rural (a imagem da capa até já entrega), apresenta um trabalho de arranjos mais diretos, menos sofisticados que em álbuns anteriores do grupo, no álbum anterior a idéia foi criar uma ópera-rock. O resultado é um álbum morno, que aquece justamente nos momentos em que as influências dos seus conterrâneos mais sobressaem, seja nas faixas já citadas ou na bacana ‘This Is Why We Fight’.

Um pensamento sobre “SAINDO DO FORNO: The Decemberists – The King is Dead (2011)

  1. Confesso que tentei ouvir esse disco de 2011 várias vezes, em momentos legais da minha vida nestes dias, mas não consegui chegar até o final. Uma pena, eu que sempre valorizei a banda e achei que ela cresceria e amadureceria muito. Mas desde o ‘Hazardous Of Love’ que já comecei a sentir pesar por onde o Decemberists chegou. Eu que até hoje considero ‘Picaresque’ (2005) e ‘The Crane Wife’ (2007) discos essenciais e influenciadores, digo que deixei de prestar atenção nessa turma.

    Vai lá que ainda temos uma banda afiada, um vocalista carismático, mas falta ao Decemberists fazer um disco todo legal, convincente (como foram os primeiros) e com melodias de sair assoviando na rua. Isso tem banda (e novata) que faz melhor.

    No mais, um resenha concisa e precisa.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s