ANR – ‘Stay Kids’ (2011)

ANTERIORES:
+ IRON & WINE – Kiss Each Other Clean (2011)
+ ARCADE FIRE – The Suburbs (2010)

ANR é a sigla usada para Awesome New Rebublic. E este era o nome anterior de uma dupla de Miami (ainda não tão conhecida nesta época de descobrimento musical facilitado da internet). E caso eu fosse preguiçoso, acomodado e um cara que não pesquisasse tanto sobre música, eu diria que o ANR é ‘quase’ um clone do Yeasayer. Alto lá, não tanto clone, mas a sonoridade deles lembra muito o grupo tão famoso do Brooklyn (e que fez muito sucesso ano passado). Tem sim pitadas do Yeasayer, mas encontramos ainda semelhanças com bandas como The Rapture, Klaxons e Friendly Fires (para citar algumas).

Não desmerecendo – claro – a sonoridade do ANR e fugindo da máxima de que estamos numa época em que é mais fácil comparar do que julgar, diria que a sonoridade que o duo faz é interessante e mais do que tudo, grudenta. Claro que o som está ligado ao já conhecido dance-rock (ou indie-dance-pop, como queiram definir). Difícil é ficar inerte à canções com refrões memoráveis tais quais ‘Stay Kids’, ‘Big Problem’ e ‘Don’t Fear The Get Out’.

Uma das melhores do álbum, ‘My Father Worked With Planes’, tem uma percussão chacoalhante, letra ‘ganchuda’, muitos efeitos sobretudo nos vocais. ‘Holes’ é uma canção mais introspectiva e sensível, beira quase a um momento mais melancólico do disco, apesar de não fazer feio perante às outras canções. E a dupla é capaz de se entregar a momentos mais psicodélicos/experimentais/densos como em ‘The Endless Field Of Mercury’ e “ A Year Of Solitude Pays Off’.

Alguém pode detratar o ANR dizendo que a sonoridade é ‘mais do mesmo’, que o disco não é tão cativante assim’, que há ‘deja-vu’ com mais 100 bandas da atualidade. A missão mais difícil eles já conquistaram (na minha opinião): rodarem por um bom tempo em meu player. Isso importa muito em 2011.

Nota: 7,5

Para saber mais:
Aqui
Mais outro site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s