AUSTRA – Feel It Break (2011)

ANTERIORES:
+ TV ON THE RADIO – Nine Types Of Light (2011)
+ R.E.M. – Collapse Into Now (2011)

Todo ano há de aparecer alguma surpresa na música. Mesmo que a sonoridade traga algo reciclado/reaproveitado de outros grupos, sempre o ouvinte será ‘nocauteado’ pela boa condensação da obra. E se você, no empenho do seu trabalho, coloca a obra (a surpresa em questão) para ser ouvida várias vezes, que sequer teima em apertar a tecla ‘stop’, há de convir que isso é louvável nos dias atuais, dias esses que temos quantidade acima de qualidade, que não damos (a devida) atenção ao que sempre foi uma das nossas artes preferidas, a música.

Isso acontece com a banda Austra, de Ontário (Canadá). Numa mistura sonora que se situa entre Bat For Lashes, Kate Bush e The Knife (principalmente), os canadenses fazem um electro-pop bem produzido, com vocais femininos inacreditáveis (cortesia de Katie Stelmanis) e entrega um disco recheado de hits, tanto para as noites dançantes como para ouvir tranquilamente em seu trabalho. De antemão, destacaria sem medo ‘Lose It’ e ‘Beat And The Pulse’ para o ouvinte adentrar na sonoridade do Austra, porém, o disco todo soa uníssono e íntegro, sem que uma música soe mais fraca que a outra. ‘The Choke’, ‘Hate Crime’ e ‘Shoot The Water’, seja qual for uma das 11 faixas do disco, com certeza o refrão e o instrumental ficará ecoando em sua mente, deixando em você até a vontade das velhas e costumeiras ‘batidinhas’ de pé. Mesmo na última canção, ‘The Beast’, que é conduzida apenas por piano e pela voz de Stelmanis, a banda não erra e fecha um álbum com méritos.

Num ano em que grandes medalhões prometeram e não cumpriram, Austra aparece repentinamente e ainda anônimo – apesar de não ter o status maior de ‘sopro de ar fresco’ na música -, e é mais uma prova de que a arte quando não pode ser original, pode se reciclar e fazer bonito do mesmo jeito. E uma vez que já ouvi o disco bastante (e ainda ouvirei mais), fico aguardando na maior expectativa o próximo trabalho. Sinal de que o Austra realmente me conquistou em 2011.

Myspace

Site oficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s