SONS EXÓTICOS: Gang Gang Dance

ANTERIORES:
+ Connan Mockasin
+ 13 & GOD – ‘Own Your Ghost’; DENGUE FEVER – ‘Cannibal Courtship’

Essa banda do Brooklyn (NY) já foi assunto de resenha minha. Já temos uma noção da importância que a cidade americana tem para o universo da música. Não bastasse apenas isso, volta e meia observamos grupos com a sonoridade bastante exótica saindo dali, o que acontece no caso da já experiente Gang Gang Dance. Desde ‘God’s Money’ (2005), já percebíamos que a sonoridade do GGD atirava para todos os lados sem medo. Pop-rock, música eletrônica, ritmos tribais e latinos, funk, disco, música indiana, asiática e árabe, tudo entra no caldeirão sonoro, dando assim um som multifacetado e sempre disposto a descobertas.

Porém, a tarefa de conhecer/se adentrar no som do grupo não é das mais fáceis. Algo que chega com o tempo, com múltiplas audições, geralmente nem tudo é assimilável de princípio. Com uma voz que fica entre as já famosas Santogold, M.I.A., Karin Dreijer (The Knife) e Chhom Nimol do Dengue Fever (também já citado aqui), a vocalista e líder Liz Bougatsos e seus vocais representam o carro-chefe de composições em ritmos ensandecidos por percussões chacoalhantes e densas, baixo pulsante e sintetizadores climáticos. Um frenesi tal qual você estivesse num carrossel sonoro. Peguemos o exemplo do último disco, ‘Eye Contact’ de 2011 (a foto acima). Ouça ‘Chinese High’, ‘Mind Killah’ e ‘Thru And Thru’ e fique atônito ou seja sugado dentro de um ciclone sonoro, aonde as referências sonoras são as maiores possíveis.

Claro que às vezes – a meu ver – a banda exagera e faz canções com mais de 11 minutos, como em ‘Glass Jar’. Para uma abertura de disco, pode ser um desafio e tanto, uma vez que para o ouvinte é exatamente aí que ele sabe se continua ou não (digo de preferência sem pular faixas). Entretanto, por misturar ritmos e gêneros (gerando até confusão no crítico ao apontar uma tag específica), o Gang Gang Dance já faz um trabalho louvável e sempre possível da curiosidade do ouvinte. Mais uma opção neste vaso território musical que a internet nos proporciona. Tire suas conclusões.

Bandas com certas semelhanças:
Animal Collective, Santogold, P18, Prince Rama, Rainbow Arabia.

Allmusic

Myspace

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s