autoKratz – Self Help For Beginners (2011)

ANTERIORES:
+ WHEN SAINTS GO MACHINE – Konkylie (2011)
+ ELBOW – Build a Rocket Boys! (2011)

Entre tantas novidades no cenário da música eletrônica, é necessário que a banda consiga surgir com um disco que se sobressaia sobre os demais. É preciso surtir aquele velho (e ainda eficaz) efeito de que a obra permaneça em seu player por um bom tempo. E que mesmo depois de algum tempo, você lembra o quão valioso ele (o disco) é.

Infelizmente, penso que o fato descrito acima não corresponde ao ‘Self Help For Beginners’, novo álbum dos britânicos do autoKratz (é escrito exatamente assim, apenas com o K maiúsculo). Temos um começo bem incentivador ao ouvinte (‘Opposite Of Love’); músicas xerocadas do New Order fase ‘Get Ready’ (2001), tanto que Peter Hook faz sua participação especial com suas notórias linhas de baixo (‘Becoming The Wraith’) e temos aquele velho dejà-vu 80’s com ‘Fireflies’.

Acontece que o autoKratz muda ao longo do disco, fazendo algumas composições buscando um eletrônico mais pesado e ligado ao rock, ao estilo de um Prodigy (exemplo rápido aqui) – isso acontece com ‘The Seventh Seal’ e ‘A-Train’; por outro lado, ‘Skin Machine’ nos remete a algo do The Chemical Brothers. Não que isso seja ruim, até mesmo pq as bandas lembradas são boas, acontece que o autoKratz dessa forma não busca uma identidade própria e foge um pouco do eletrônico a que se propunha e tudo passa a ficar maçante. Claro que lá pelo final, no deparamos com ‘Their Guns’ que volta a ter uma sonoridade das primeiras músicas.

Penso que o grupo até se encaixa bem para uma pista de dança. Lógico que dentro do cenário eletrônico, ele fica devendo. Há outros discos bem melhores para se escutar. Em ‘Self Help For Beginners’ há algumas coisas que poderiam ser consertadas. Menos músicas, consequentemente um tempo menor (confesso que o disco é enfadonho depois de sua metade) e mais elaboração nas composições. Sinceramente, pular faixas hoje em dia não é comigo. Com tanta coisa para se ouvir, o autoKratz pode ficar no meu esquecimento – fato ruim e que estraga os dias atuais. Para não ser tão cruel, vai que você ainda consiga inserir umas 4 canções do álbum numa coletânea de música eletrônica, e fica bom assim.

Myspace

Disco anterior, ‘Animal’ (2009)

Um pensamento sobre “autoKratz – Self Help For Beginners (2011)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s