GUIA DAS SÉRIES: Justified

ANTERIORES:
+ Game Of Thrones
+ Raising Hope

Sempre advirto para esse meu guia que eu posso entregar algum SPOILER. Então, caso não se importem, sigam adiante.

Emissora: FX Network (Sony Pictures Tv)
Anos de exibição: 2010/2011.
Temporadas: 2 (com 13 episódios cada). A terceira temporada está confirmada, mas não foi confirmada a data.
Criador: Graham Yost
Inspirada no: livro ‘Fire In The Hole’ de Elmore Leonard
Temáticas: tráfico de drogas, conflito entre famílias, guerras de poder, região rural pobre

A priori, posso afirmar que ‘Justified’ se sobressaia das outras séries que já comentei aqui por conta de apresentar uma segunda temporada fenomenal. Uma temporada que redimiu por completo alguns episódios mornos da primeira, que se mostrou relevante na narrativa e que conseguiu prender a atenção do espectador, amarrando as pontas possíveis. De quebra, constitui-se numa espécie de faroeste moderno e bem conduzido.

A alma de ‘Justified’ é o agente federal Raylan Givens (Timothy Oliphant). Um sujeito determinado, durão, perspicaz, que por muitas vezes prefere um diálogo, outras vezes não. Claro que apesar da frieza e da truculência de Rylan, em certos momentos ele é tomado pela sensibilidade, pela emoção e até mesmo pela paternidade – como ficou comprovado dada a sua total atenção a Loretta (Kaitlyn Dever). Exímio atirador e sagaz estrategista, Rylan sabe sair de situações perigosas. Para não dar um total ar de prepotência ao nosso ‘herói’, por vezes ele sai machucado de uma briga, apanha e toma uns sermões das mulheres às quais se apaixona ou então de seus próprios chefes.

Na verdade, Givens é apenas uma mínima parte do conjunto eficaz do que é a série. Outros personagens são muito bem delineados, alguns são até efêmeros na trama, mesmo assim, não menos importantes e marcantes. A rusga entre as famílias (Bennett, Givens e Crowder) sempre nos instiga e rende muito ação, intriga, traições e reviravoltas. Você consegue sentir remorsos pelos vilões, mas vale lembrar que, a exemplo de outras séries já expostas por mim, fica difícil situarmos a definição do bem e do mal para os personagens.

O cenário é Harlan. Uma cidade rural, pobre, situada no interior dos EUA. É para lá que Givens volta e terá que assumir com fatos do seu passado, além de se deparar com um lugar todo mudado, envolto por conflitos causados por mineradoras, tráfico de drogas e plantação de maconha. Uma cidade sem muitas opções e esperanças, com pessoas procurando suas opções e a quem seguir, e tentando se dar bem em seus negócios.

‘Justified’ prova mais uma vez que séries televisivas andam lado a lado com as mega- produções do cinema. Além disso, faz você se apegar mais ainda a esse formato de produção. Com um elenco grandioso (que ainda conta com os maravilhosos Walton Goggins, Margo Martindale e Jeremy Davies) e presa a um roteiro seguro, a série ganha notoriedade e tem fôlego para mais temporadas. Mesmo comparada aos filmes da fase áurea de um Clint Eastwood durão ou mesmo a faroestes clássicos, ela provou que veio para ficar e emocionar.

IMDB

Site Oficial

Elmore Leonard

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s