SONS EXÓTICOS – Evangelicals

ANTERIORES
+ The Very Best
+ Gang Gang Dance

Dois fatos em torno do Evangelicals. O primeiro é que esses americanos fazem parte de um seleto grupo de bandas que fogem da mesmice do indie-rock dando outros ares à suas músicas. O segundo, e triste, é que a mídia parece não compreender esses sons exóticos e grupos assim conseguem desaparecer da cena de uma forma ingrata (eu mesmo não vi mais nada deles desde 2008).

Fatos à parte, Evangelicals faz a típica sonoridade atual, passando sem pudor pelas décadas antigas e tornando assim sua sonoridade impossível de gerar algum rótulo conciso. É fácil perceber a sonoridade psicodélica sessentista, ecos de Syd Barrett e mesmo Pink Floyd, pós-punk, rock progressivo e a cada audição atenta, detalhes e nunaces são percebidos oferecendo ao ouvinte gama de possibilidades e estilhaços de vários gêneros.

Dos mais atuais, há certas semelhanças com Mercury Rev e Flaming Lips, bandas essas que também trouxeram novo frescor ao cenário. Mas, claro que o Evangelicals tem sua identidade própria, amadurecida ao longo de (apenas) dois discos que fez, e cristalizada de forma clássica em ‘The Evening Descends’ (2008). O universo sonoro dos norte-americanos parece algo esquizofrênico e ensandecido (tais adjetivos aqui usados para dignificar, por favor), repleto de gritos, risadas, murmúrios, sirenes, sinos, explosões, metralhadoras e outros barulhos que se misturam a um denso e vertiginoso amálgama sonoro (os músicos são realmente exímios).

Há canções mais acessíveis (contudo nem tanto) com um padrão mais pop-rock uniformizado tais como ‘Midnight Vignette’ e ‘Paperbag Suicide’. Entretanto, espere encontrar a maior parte do tempo músicas que nos enganam a cada instante, ora calmas, ora atordoantes, com mudanças inesperadas e que se encaixam bem na proposta da banda. Ouça ‘How Do You Sleep’, ‘Bellawood’ e ‘Skeleton Man’.

Voltando ao que foi dito no primeiro parágrafo (o segundo fato), torço para ter notícias (concretas) dessa banda logo. Queria ouvir algo novo. Quem tiver o paradeiro, pode me avisar nos comentários. Depois de 3 anos – quem sabe – seria uma agradável surpresa saber como seria mais um trabalho inusitado do Evangelicals.

Observações:
Só para lembrar, Evangelicals tem apenas esses dois discos que foram colocados na imagem do post. Optei também por comentar mais o segundo álbum na minha breve resenha.

Myspace

Notícias sobre a banda

Um pensamento sobre “SONS EXÓTICOS – Evangelicals

  1. Há tempos que também venho aguardando notícias sobre material novo deles. O ‘The Evening Descends’ foi um dos melhores álbuns daquele ano e a banda se mostrava bastante promissora. Quanto ao fato de serem exóticos, nem acho que eles são tão exóticos assim.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s