GUIA DAS SÉRIES: Suits

ANTERIORES
+ Justified
+ Game of Thrones

Sempre advirto para esse meu guia que eu posso entregar algum SPOILER. Então, caso não se importem, sigam adiante.

Emissora dos EUA: USA Network
Ano de exibição: 2011.
Temporadas: 1 (com 12 episódios cada). A segunda temporada não tem data confirmada.
Criador: Aaron Korsh
Duração: 42/43 minutos cada episódio
Temáticas: ramo da advocacia, amizades, talentos, profissões, relações de trabalho

Nunca tinha me envolvido com alguma série que trouxesse o ramo da advocacia. Mas digamos que ‘Suits’ foi meu pontapé inicial. A princípio não foi tarefa fácil, não que a série seja complicada, mas os termos de Direito e os diálogos que envolvem os casos dos personagens da firma Pearson Hardman por vezes necessitam de uma outra percepção. Então, nos primeiros episódios, era comum eu voltar alguns trechos para entender melhor qual era o processo do caso em que os advogados Harvey e Ross estavam envolvidos. Claro que uma boa legenda e que seja fiel às falas é de vital importância aqui, caso contrário, a trama pode passar com falhas.

Contudo, não é só de leis, jurisdição, guerra entre advogados e casos ganhos/perdidos que ‘Suits’ vive. Temos romances, aquela comédia leve (que se consiste nas próprias tiradas de Harvey ou nos equívocos de Louis), a próprio concorrência entre advogados e outros problemas que surgem durante a trama (como o próprio amigo de Mike Ross que é envolvido por situações perigosas). E isso dá ao seriado uma maior dinâmica e não o torna chato apenas com fatos ligado ao Direito. Ou seja, não vá pensando que ‘Suits’ é apenas sobre tribunais, casos e advogados.

Os personagens principais são diferentes ao seu modo. E é fácil ter carisma por eles ao longo dos episódios. Claro que no caso de Mike Ross, observamos um crescimento gradual em sua personalidade, maturidade tanto profissional quanto pessoal. Ross é o talento em pessoa. Memória excepcional, visão das coisas, acontece que ele entra nesse ramo por pura sorte e ganha uma ajudinha de Harvey Specter, que o passa a ter como sócio e uma espécie de pupilo. Por sua vez, Harvey é aquele advogado experiente, acostumado a não perder casos, considerado uma espécie de pilar para a empresa. Rígido quando precisa ser, irônico quando a situação exige, perspicaz nos últimos minutos, mas de uma sensibilidade ímpar em certos momentos (Ross que o diga). Harvey é constante ‘vítima’ da inveja de Louis Litt, outro advogado da mesma firma que não aceita estar numa posição mais baixa que ele e que frequentemente comete suas gafes. Aliás, é de Louis que nos chegam algumas das situações mais hilárias da série.

Na verdade, ‘Suits’ pretende mostrar que diploma não é tudo, sobretudo numa sociedade onde tal certificado diz muito e conquista empregos. Pois este é o caso de Ross. Ele não estudou em universidade nenhuma, mal sabia de alguma lei, mas dada a sua inteligência magnífica e com a colaboração de Harvey, consegue um emprego e pode então, demonstrar que tem o dom e que não precisa de papéis para exercer sua profissão. Entretanto, Mike trabalha na surdina e espera não ser descoberto pela forma ilícita que conseguiu a vaga.

Claro que há aspectos negativos. São poucos. Um ou outro episódio cujo caso deixou a desejar ou então, aquele episódio que precisou de um roteiro mais seguro. Contudo, ‘Suits’ começou agora, apenas uma temporada. E o final dela, deixa o espectador curioso e ansioso para o iníco da próxima (como toda série precisa deixar). Para a segunda temporada, podemos esperar qual o futuro de Ross, continuaria ele sem ser descoberto? Aguarmos os próximos casos, personagens ainda mais evoluídos e aquela sensação de um bom entretenimento com toques sutis de comédia/drama que reúne o universo da advocacia sem se esquecer de quem é leigo no assunto.

IMDB

Página no site da USA Network

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s