THE GIFT – Explode (2011)

ANTERIORES
+ THE RAPTURE – In The Grace Of Your Love (2011)
+ GUILLEMOTS – Walk the River (2011)

Outra banda portuguesa (de Alcobaça) a passar por esse site em 2011. Antes tinha sido o You Can’t Win, Charlie Brown. O The Gift já é bem antigo, formado desde 1994 e com uns 5 discos em sua história. Não sei como era a sonoridade anterior, mas julgando ‘Explode’ percebemos que é um grupo ousado e que busca a diversidade, em certa parte. Capaz de compor música com perspectiva épica, dividida em vários segmentos (ou como se fossem suítes) lembrando um pouco o progressivo setentista de Pink Floyd e similares. ‘The Singles’ tem mais de 12 minutos e vai se metamorfoseando em toda a sua duração.

Na verdade, ‘Explode’ é um disco multifacetado até, apesar de não muito original. ’RGB’ (a melhor do disco) e ‘My Sun’ nos remetem à sonoridade de um Awesome New Republic (ANR) ou do MGMT. Farra de instrumentos ensandecidos, refrões ganchudos e aquela canção que atordoa o ouvinte. Nem a língua portuguesa é esquecida na adocicada ‘Primavera’. A banda adiciona arranjos mais melancólicos com pianos em ‘Aquatica’. ‘Let It Be By Me’, apesar de repetitiva, tem uma sonoridade grudenta e pode funcionar também numa pista de dança.

O ruim do álbum: segunda metade chata. Quantas vezes já disse isso, e volto a repetir? Um disco grande hoje em dia precisa ser bem elaborado, e neste ponto, o The Gift deixa a desejar com canções finais que não trazem o brilho das que abriram o disco. Uma lástima, como de praxe. Um álbum que você retira umas 6 canções bem trabalhadas e com potencial, mas que falta coesão como um todo, na totalidade. Para o ouvinte, fica a curiosidade de escutar os trabalhos anteriores (caso queira comparar) ou aguardar os próximos.

Página oficial

Allmusic

Mais sobre o álbum

Um pensamento sobre “THE GIFT – Explode (2011)

  1. Farão shows agora em Outubro em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Seria demais esperar por um show no nordeste …

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s