GUIA DAS SÉRIES: Boardwalk Empire

Anteriores:
+ Haven
+ Suits

Emissora dos EUA: HBO
Anos de exibição: 2011.
Temporadas: 2 (com 12 episódios cada). A terceira temporada ainda não tem data confirmada.
Criador: Terence Winter
Duração: de 50 minutos a 1 hora, dependendo do episódio
Temáticas: EUA anos 20, Lei Seca, Máfia, Corrupção, Política

Os primeiros episódios de ‘Boardwalk Empire’ não me convenceram. Lembro que também tinha acontecido isso com ‘Mad Men’. Não havia me convencido da trama, ou sentia que a série queria se arrastar. Gosto quando resolvo seguir adiante e que sou enganado. O cinema, em geral, deve proporcionar isso. Necessito ver uma reviravolta, ou mesmo, o crescimento gradual daquilo que está sendo exibido. Os motivos de considerar, na atualidade, ‘Boardwalk Empire’ como uma das maiores séries da atualidade exigiriam não apenas uma simples resenha, mas quase um livro de explicações, até mesmo uma monografia de final de curso.

Pra começar, a série é uma representação genial do que foi a década de 1920 nos EUA. Época da Lei Seca, onde figuras como Al Capone (que aparece também bem descrito) e outros criminosos traçaram histórias de violência e corrupção em cidades como Chicago, Nova Iorque e Filadélfia, entre outras. Desde os figurinos até o cenário de época, tudo é bem primoroso para te transportar ao universo dos gângters, máfias e da falsificação de bebidas.

Apesar de ter Nucky Thompson (Steve Buscemi) como personagem principal, outro destaque fica por conta do elenco soberbo (e vasto) que dá vida aos personagens bem construídos, onde você sente repulsa, carisma e por vezes, até misericórdia. Seja aquele que aparece depois como Richard Harrow (Jack Huston), ou outros que saem logo de cena, cada figura, cada peça dessa narrativa é eficaz no desenrolar da trama e te faz ficar pensando em alguma cena memorável (a exemplo do final do episódio 7 da primeira temporada).

Valorizo muito a questão aqui, do bem e mal, que praticamente não é definida para o espectador. Não dá para se criar um ódio extremo por Nucky, além do mais, lembrem-se, estamos numa era envolvida pela briga de poder e status, onde policiais são corruptos, a justiça é comprada, a vilania é constante e traições são comuns de acontecer. A política será comum na história de ‘Boardwalk Empire’, e por muitas vezes, é até preciso voltar algum diálogo para compreender as intenções dos personagens. É uma série para se prestar atenção realmente, desligue-se de tudo e veja cada episódio com atenção.

Uma série que aborda de tudo. Traz relacionamentos familiares, fala de religião (sem soar maçante), cita companheirismo (com a ideia de respeito e de fidelidade) e a fragilidade da justiça. Também é útil como um certo documento histórico pois trata de um tempo onde os EUA ainda se constituía como nação, fala da Klux Klux Klan e da segregação racial, relata uma sociedade totalmente machista, patriarcal e autoritária, sem esquecer, sobretudo, da própria Lei Seca (já citada antes). Num misto de ação, drama, romance e triller, difícil ficar impassível diante dos episódios que são intrigantes até o final.

Como pontos negativos, encontrei poucos ou quase nenhum. E não da minha parte. Acho que a série está indo num bom caminho, pois em cada episódio, é difícil dizer que amizades ou consolidações serão formadas, e quem estará na frente do poder. Alguém poderá reclamar da violência extrema. Verdade é que algumas mortes são realmente cruéis e em todos os episódios é praxe que alguém não escape vivo. Podem também reclamar do final da segunda temporada? Fato. Mas achei ousadia dos produtores. E mesmo assim, encontraremos ainda muita história, muita corrupção, uniões e traições em ‘Boardwalk Empire’. Podem esperar.

IMDB

Site oficial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s