ZONA FRANCA: Television – Television (1992)

ANTERIORES:
+ His Name Is Alive – Livonia (1990)
+ The Monkeywrench- Clean As A Broke-Dick Dog (1992)

Reedição de resenhas da seção Zona Franca da finada Revista Bizz.

Há dinossauros que voltam para o bem. Surgido como um “estranho no ninho” na emergência do punk novaiorquino em meados dos anos 70, o TELEVISION tornou-se lendário pelos embates das guitarras de Tom Verlaine e de Richard Lloyd, onde longos solos e progressões inusitadas se alternavam entre o lirismo e o ataque extremado. Completando a alquimia, originalidade e simplicidade se uniam na cozinha indissociável de Fred Smith (baixo) e Billy Ficca (bateria).
Assim formado, o quarteto gravou apenas dois álbuns – a obra-prima Marquee Moon(77) e o respeitável Adventure(78) -, antes de separar-se, com ambos os guitarristas partindo para carreiras mais (Verlaine) ou menos (Lloyd) bem sucedidas, enquanto Smith e Ficca tocavam com vários grupos e artistas (no caso do baixista, mesmo com o próprio Verlaine).
Catorze anos depois, eles reunem-se de novo num álbum homônimo, lançado pela Capitol. O disco no geral se iguala ao melhor da produção individual de Verlaine (que assina todas as canções, a co-produção executiva e a grande maioria dos solos), mas em alguns casos a transcende. Faixas como “1880 Or So”, “Call Mr.Lee” (ambas com ótimos solos de Lloyd), a etérea “Rhyme” e a dissonante “The Rocket” trazem um absurdo cuidado com os timbres e a interação entre as guitarras, mostrando que o retorno do grupo não foi em vão. Mas o fecho de ouro do disco é “Mars”, onde Verlaine rasga o vocal mais esquizóide de sua carreira. (CELSO PUCCI – REVISTA BIZZ – DEZ/92 – ED. 89 – PG.68)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s