SHEARWATER – Animal Joy (2012)

ANTERIORES
+ THE TWILIGHT SAD – No One Can Ever Know (2012)
+ THE BIG PINK – Future This (2012)

As capas do Shearwater sempre envolvem animais e natureza. Para tanto, é só lembrar daquela capa bonita de Rooks lá em 2007 (onde um homem servia de uma espécie de pouso para pássaros). Dessa vez, temos as patas de um animal. Também pudera, Jonathan Meiburg é um apaixonado pela natureza, além de ser um ornitólogo que resolveu se dedicar (e com êxito) à música.

Jonathan era componente da banda Kingfisher. Junto com Will Sheff (do Okkervil River), montou o Shearwater. Já com uma carreira considerável (com os últimos discos bem aclamados pelos ouvintes e pela crítica), ‘Animal Joy’ vem comprovar o talento do grupo de Jonathan, e mesmo que o Shearwater não mude o jeito de compor, temos aqui mais um álbum com qualidade e com canções prontas para entrar na lista das melhores de 2012.

Mesclando o tradicional pop-rock de guitarra e percussão ágeis com refrões grudentos (‘Breaking The Yearlings’, ‘Pushing The River’), o Shearwater não se esquece do folk-rock (‘Run The Banner Down’) e nem daquela música marcante candidata a hit em potencial (‘Open Your Houses Basilisk’). Instrumentos são bem figurados nas canções, e a voz de Meiburg passeia entre a serenidade e a agitação conforme o andamento do disco, conferindo assim um status de crooner versátil e talvez um dos melhores dessa nova geração. O álbum ainda conta com participações importantes de músicos como Andy Stack (Wye Oak) e Scott Brackett (Murder by Death).

Claro, numa péssima – mas inevitável – mania de comparação que por vezes ataca esse resenhista aqui, ‘Rooks’ ainda é o melhor álbum do grupo, na minha opinião. Porém, ‘Animal Joy’ vem conquistando lugar em meu coração, a cada audição, a cada segundo de álbum escutado. Isso é virtude hoje em dia (apesar de dias corridos que vivemos). Isso só vem mostrar um grupo que, com certeza, ainda podemos esperar muito dele.

Bandas Similares: Midlake, Okkervil River, Bill Callahan

Myspace

Discografia

Um pensamento sobre “SHEARWATER – Animal Joy (2012)

  1. Qualquer disco do Shearwater exige uma audição atenta, ouvi esse novo rapidamente e achei meio monótono. “Hooks” pra mim também continua imbatível, tanto que entrou em minha listinha de melhores daquele ano.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s