TINDERSTICKS – The Something Rain (2012)

ANTERIORES:
+ SHEARWATER – Animal Joy (2012)
+ THE TWILIGHT SAD – No One Can Never Know (2012)

‘Chocolate’, música que abre ‘The Something Rain’, lembra um pouco ‘My Sister’ (música do álbum ‘Tindersticks II’ de 1995). Um Stuart Staples de vocal charmoso narrando uma espécie de história angustiante sobre um instrumental que vai se definindo com detalhes minuciosos. Canção de 9 minutos que precisa ser descoberta com outras audições, de preferência.

Fui conhecer o Tinderstick lá nos anos 90, quando um colega meu disse que o segundo disco deles estava em promoção numa loja de Vitória. Apesar de o disco estar num ‘bacião’ com preço baixo, fiquei feliz e surpreso em descobrir essa banda liderada por Stuart. Claro, Tindersticks vem daquela escola onde Nick Drake, Scott Walker e Leonard Cohen foram mestres com louvor, e tais artistas sempre me chamaram a atenção.

Considero fundamentais os 3 primeiros álbuns do grupo. E apesar de alguns trabalhos não tão inspirados assim da banda ao longo desses anos, Stuart e companhia merecem respeito pela trajetória musical que traçaram. ‘The Something Rain’ me fez lembrar desses 3 primeiros discos. Na minha opinião, é um trabalho que reúne a mesma coesão, os arranjos elaborados, a inventividade e as ótimas composições do início do grupo.

‘Show Me Everything’ traz um ótimo instrumental conduzido por guitarras bem trabalhadas e exibe um Stuart que surpreende sempre com seus vocais. Com uma levada menos melancólica e mais ‘para cima’, ‘This Fire Of Autumn’ tem colaborações de vocais femininos que ficaram bem entrosados com os de Stuart. Sopros combinam bem com a charmosa ‘Slippin’ Shoes’. A sombria – mas não menos importante – ‘Frozen’ faz bonito ao misturar elementos acústicos com eletrônicos (reparem os efeitos espetaculares).

‘The Something Rain’ mostra que o tempo não passou para o Tindersticks. Ou se passou, comprova que eles continuam enxutos, afiados e talentosos. Eles souberam aproveitar sua própria história musical para construir um alicerce no cenário musical, para assim, então, se tornarem uma das bandas mais importantes da atualidade.

Myspace

Outro link

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s