iLiKETRAiNS – The Shallows, 2012

ANTERIORES:
+ PULP – It (Expanded Remastered Reissue), 2012
+ LITTLE CHORDS – Afterlife, 2012

Uma das coisas mais frustantes para quem escreve, mesmo por hobby, é perder algum texto que já estava pronto. Um ato acidental em que as teclas ‘Shift+Delete’ foram as vilãs. Na difícil tarefa de encaixar sintaxe, concordância e traçar características do objeto da resenha, o resenhista nunca volta com as mesmas ideias, podem ser piores ou até melhores.

A sorte é que gosto de falar sobre o grupo iLiKETRAiNS. E essa resenha agora seria quase como ter uma segunda opinião sobre ‘The Shallows’. Quando surgiram em 2006 com ‘Progress Reform’, esse ingleses vieram com uma proposta bacana: colocar uma sonoridade próxima à Tindersticks/Scott Walker/Nick Cave/Leonard Cohen, porém, com paredes de guitarra em primeiro plano e no melhor estilo post-rock.

Venho notando que desde o disco anterior, ‘He Who Saw The Deep’ (2010), o grupo tem mostrado uma sonoridade mais assimilável, diminuíram em certa parte o furor das guitarras e agora algumas inserções eletrônicas entram em cena para realçar mais os arranjos de canções como notamos em ‘Beacons’ e ‘In Tongues’.

Facilmente canções como ‘The Hive’ (e seu refrão grudento) te faria sair cantarolando na rua e passaria numa rádio FM sem nenhuma contra-indicação. E quem é fã das guitarras, não vai se decepcionar, o disco ainda tem canções em que o instrumento se intensifica ganhando peso como na bela ‘Reykjavik’ ou que aparece sob a forma de memoráveis dedilhados a exemplo de ‘Mnemosyne’.

Escrevo o nome da banda sempre com as letras em maiúsculo (com exceção das vogais ‘i’). Isso não vem ao caso. E se essa resenha ficou melhor que a anterior que perdi? Não sei, também não faço muita questão. No final, o que importa é curtir mais um bom trabalho desses ingleses que a cada ano conseguem figurar na lista de grandes bandas a serem admiradas.

Site oficial

Facebook

Música – ‘Beacons’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s