LIGHTS OUT ASIA – Hy-Brasil (2012)

ANTERIORES:
+ JUPITER – Juicy Lucy (2012)
+ DE LA MANCHA – The End* Of Music, 2012

Quando escrevi o texto ‘Ouça a Música, Toda a Música’, não foi por menos. Ou talvez foi pensando em discos como ‘Hy-Brasil’ do Lights Out Asia. Trabalhos longos que hoje em dia dependem apenas e exclusivamente da compreensão do ouvinte. Se você tem pressa, pode deixar passar uma obra que deveria receber mais atenção. Músicas épicas que mudam em sua trajetória, 71 minutos, o eletrônico se chocando de forma estratégica com o post-rock e uma banda exímia e competente por trás disso tudo.

Lá de Wisconsin, temos os americanos do Light Out Asia que poderiam ser comparados a um Mogwai. Por vários motivos. Como detesto isso e uso como última alternativa, até arrisco a dizer que os americanos retiram um pouco as guitarras em prol de mais batidas eletrônicas e sintetizadores, como também trabalham mais os vocais e as letras (‘She Played With Time’ é um bom exemplo).

Em ‘Hy-Brasil’ é fato a canção progredir do semi-silêncio chegando numa espiral vertiginosa de sons abrangentes e multifacetados que parecem desabar ao ouvinte (‘Only What You Take With You’ tem esse mérito). E nem mesmo conseguimos ficar ilesos à melancolia etérea de ‘Birds Sing Sun-Rising Hymns’. As estranhas vozes da vinheta ‘O Ancient World, Arise!’ servem muito bem para fazer o prenúncio da potente ‘Ghost Identifier’ (e nessa hora você aumentará mais o volume de seu som, pode ter certeza).

De um momento para o outro, uma outra música pode ser a sua preferida. E você vai encontrando/percebendo detalhes, aperta novamente o repeat. E diz: ‘ainda não consegui assimilar o álbum…’, fique tranquilo, e isso pode ser até um dom na música que anda circulando atualmente.

Discografia da banda

Site oficial

Veja o vídeo oficial de ‘They Disappear Into The Palms’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s