CINEMA – Gangster Squad (Caça Aos Gângsteres, 2013)

Anteriores:
+ Argo (Argo, 2012)
+ La Guerre Des Boutons (A Guerra Dos Botões, 2011)

Tal qual a Segunda Guerra Mundial, a Máfia sempre vai gerar muitos filmes. O diretor Ruben Fleischer (‘Zumbilândia’, 2009) não perdeu tempo e fez ‘Gangster Squad’, película essa baseada em fatos reais. Claro que todo filme feito assim, embasado num caso verídico, nos dá a curiosidade para entender mais a época e para decifrar o que aconteceu com cada personagem. O elenco nos chama a atenção: Sean Penn, Nick Nolte, Ryan Gosling, Josh Brolin, a ruiva Emma Stone, entre outros.

Seguindo todos os clichês de caderninho do gênero, ‘Gangster Squad’ não acrescenta muita coisa às dezenas de filmes que você viu sobre Máfia. O vilão poderoso que é temido por todos e que corrompe quase toda a cidade, os mocinhos honestos que temem suas vidas e a de seus familiares, policiais corruptos, um caso amoroso aqui, armas despejando munições, emboscadas e muito tiros ali.


(armas, muitas armas…)

O filme apresenta algumas cenas violentas, mas nada que você não tenha visto com Tarantino. O mafioso Mickey Cohen é capaz de criar uma certa repulsa no telespectador. Prepotente, letal, torturador, cínico, sem aceitar erros e sem misericórdia, exatamente como um vilão deve ser. Sean Penn se esforça no papel, esbraveja, dá socos na mesa, xinga e usa até algumas próteses no rosto, mas nada que volte a lhe indicar mais uma premiação de Oscar. Há alguns momentos onde tudo resvala para o sentimentalismo familiar, patriótico e amoroso, mas são rápidas brechas para o espectador ter mais fôlego e ver mais cenas de palavrões, porradaria e tiroteios. Claro, as cenas são impregnadas de câmera lenta e foco nos movimentos de combate (uma certa herança do inovador ‘Matrix’ de 1999).

Como uma boa diversão em tardes monótonas de domingo, o filme se encaixa bem. Não é antológico, fica num termo entre o regular e bom, e sequer foi lembrado pelos internautas neste início de ano. Veja sem esperar muita coisa. Para quem gosta e admira a temática, é mais fácil indicar algumas pérolas como a trilogia ‘O Poderoso Chefão’ (1972, 1974 e 1990), ‘Scarface’ (1983), ‘Os Intocáveis’ (1987) e ‘Los Angeles, Cidade Proibida’ (1997). Ou mesmo, fique com a série ‘Boardwalk Empire’. Conselho de cinéfilo quase sempre exigente.

No site Filmow

No IMDB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s