CINEMA: Trabalhar Cansa (2011)

Anteriores:
+ Después de Lucia (Depois de Lúcia, 2012)
+ Gangster Squad (Caça Aos Gângsteres, 2013)

Eu sou daqueles que torcem pelo sucesso do cinema nacional. Mais do que isso, faço parte do rol de pessoas que considera o crescimento da sétima arte no país. De uns anos pra cá, muita representatividade em diversos gêneros, e aquela sina de que filme nacional só tinha ‘putaria’, nudez e narrativas fracas ou copiadas de outros países vai se esgotando.

‘Trabalhar Cansa’ instiga com sua sinopse, todavia não pode ser considerado um terror como vários blogs a descrevem. Pode ser que alguns não viram o filme por conta dessa acepção errada de gênero. A película segue num misto de drama, com leves nuances de suspense, sem se esquecer de fazer críticas e metaforizar as situações modernas de trabalho e emprego no Brasil.

Com pouca divulgação por parte da mídia e sem um elenco de atores ‘Globais’, a produção agrada de uma forma geral (elenco e roteiro são aceitáveis), mesmo sem receber o mérito de ser um dos melhores filmes na nova safra do cinema brasileiro. Uma narrativa um tanto quanto inovadora, apesar de não tão original. Fiquei curioso para ir até o final e a semelhança dos personagens com pessoas e o cotidiano da vida real, mesmo de seu bairro, agradou e me trouxe a velha questão de que a vida imita a arte (ou vice-versa).


O casal Otávio (Marat Descartes) e Helena (Helena Albergaria) passarão por alguns maus momentos…

O que agrada em ‘Trabalhar Cansa’, pode ser estafante para algumas pessoas. Os pontos negativos ficam por conta de muitas questões abertas no longa, ou sem conclusões. O filme incluir muitas temáticas, mas não se decidir para algum lugar, talvez irrite alguns. E aquele toque sobrenatural, que aos poucos se desvenda, pode não ser apreciado para quem espera uma resposta mais elucidativa.

De qualquer forma, o espectador precisa relacionar as ideias do filme, juntá-las e fazer suas comparações que podem chegar até o lado animal/primitivo do ser humano ou então partir para as questões de trabalho em nosso país. Posso dizer que os diretores Marco Dutra e Juliana Rojas não foram tão felizes em agradar a todos, mas, de qualquer forma não me decepcionaram e aqui há uma forma de se mostrar novos caminhos para o transformado cinema nacional.

IMDB

Filmow

Página do filme

Sinopse, ficha técnica, imagens

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s