NEW MODEL ARMY – Between Dog And Wolf (2013)

Anteriores:
+ OKKERVIL RIVER – The Silver Gymnasium (2013)
+ PIANO MAGIC – Heart Machinery, A Piano Magic Retrospective (2001-2008), 2013

Mais de 30 anos em atividade, e o New Model Army não perde as características que o consagrou. Letras políticas e críticas ao sistema, um punk enérgico que não teve medo de fazer experiência com o pop-rock e cair no gosto dos ouvintes até hoje. E em tantos anos, o NMA teve seus momentos. O início, o auge, a maturidade e o reconhecimento. Dificuldades e sucessos, dois sentimentos comuns para qualquer banda com uma discografia imensa.

Mesmo na fase pós-‘Thunder And Consolation’ (depois de 1989), os ingleses continuaram lançando álbuns, apesar de um certo ostracismo na mídia. Mas quem gosta e acompanha, sempre deu uma chance aos novos trabalhos, mesmo que fosse por curiosidade ou para expressar o carinho pela banda. Claro, o resultado geralmente ficava acima da média, fato até mais do que justo pelo talento que o grupo possui.


Justin Sullivan (frente), o único da formação original, comanda a resistência do NMA

O New Model Army sempre executou sua sonoridade com herança punk adicionada a elementos e detalhes exclusivos (violinos e esparsos sintetizadores). O grupo busca dar ênfase a seu instrumental rico em detalhes e performático. Em ‘Between Dog And Wolf’ o padrão não muda. ‘Horsemen’ e ‘Stormclouds’ revelam uma percussão bem vigorosa, fazendo de forma eficiente um pano de fundo para Justin Sullivan derramar suas letras. Até os backing vocals ficaram bem encaixados, nos dando a noção de canções épicas típicas daquelas de se cantar junto, a exemplo de ‘Did You Make It Safe?’.

Embora tenhamos alguns momentos melancólicos e serenos como ‘Pull The Sun’, uma das melhores do disco, encontramos um grupo radiante. Por sua vez, a memorável ‘March In September’ é o resumo de tudo de bom e das grandes canções que o New Model Army já fez em sua trajetória. Meu único negativismo resvala para a questão do disco ser um pouco longo. Eu tiraria ums 2 ou 3 canções para um próximo trabalho, talvez. De qualquer forma, esses ingleses estão em forma e ainda tem muito fôlego, para sorte nossa.

Leia aqui sobre ‘30th Anniversary Concerts’ (2011)

Leia sobre ‘Thunder And Consolation’ (1989), um dos melhores trabalhos do grupo

A discografia da banda

Site oficial

Escute ‘March In September’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s