GAMES: 7 Jogos Altamente Recomendados Para o Playstation 2

Anteriores:
+ The Last Of Us (2013)
+ Metro: Last Light (2013)

Não só pela durabilidade e pela marca, mas também pela honorável biblioteca de jogos que teve (em torno de 2000 títulos). Sim, o console da Sony merece uma página na história do entretenimento. Com o fim da fabricação, ficam para os saudosistas boas lembranças e sempre se tem uma lista com os melhores jogos. Deixo aqui 7 que me encantaram. Tentei fugir do óbvio, tipo, deixei de lado Grand Theft Auto, Metal Gear Solid e God Of War porque esses são bem comentados e vistos frequentemente em listas. Tentei fazer com gêneros variados, para dar uma abrangência melhor dos gostos de cada jogador. Sem ordem de preferência. Do lado do jogo, o gênero e a empresa que o criou. Deixo abaixo de cada jogo uma observação sobre ele (ou uma curiosidade).

1 – BLACK (First Person Shooter – CRITERION GAMES)
Lembro que todo mundo dizia que ‘Black’ saiu na geração errada. Ele estava além nos gráficos que o PS2 poderia gerar na época em termos de hardware. Mas isso não foi obstáculo. A franquia ‘Call Of Duty’ de hoje em dia pode ter inveja de ‘Black’. Não apenas isso, a ação é frenética, os efeitos de explosão são extraordinários e tudo pode ser quebrado. Destaque para a fase do cemitério. Jogar na dificuldade HARD nos faz perder os cabelos.

Vacilo: a mesma empresa depois lançou ‘Bodycount’, um outro jogo para PS3 e Xbox 360, porém, a magia não se repetiu, infelizmente.

2 – PRINCE OF PERSIA WARRIOR WITHIN (Ação, aventura – UBISOFT)
Entrava em cena um jogo com boas acrobacias, ação, puzzles e poderes sobre o tempo como slow motion e rewind time. O primeiro, ‘Sands Of Time’ é clássico. O terceiro, ‘The Two Thrones’, tem seu estilo. Mas é nesse segundo que a história é bem intrincada (os portais por vezes são complexos), as armadilhas são mais sagazes e tudo precisa ser bem calculado. E aqui, até a água (que enche o Life de Prince) não é tão comum de aparecer. Jogos como ‘Uncharted’ e ‘Enslaved: Odyssey To The West’ devem muito a esse clássico da Ubisoft.

Atenção (SPOILER): o jogo possui dois finais. Para fazer um deles, é preciso pegar todos os upgrades de vida e se apropriar da Water Sword.

3 – NEED FOR SPEED HOT PURSUIT 2 (Corrida – ELETRONIC ARTS)
Tudo bem que Gran Turismo é um museu realista e completo de carros, que Burnout quebrava tudo em impactos desenfreados, mas NFSHP2 é aquele jogo que une velocidade, bons carros e os comandos respondem rápido. O tipo de jogo para ir até o final, voltar a jogar e chamar os amigos para passar um bom domingo.

Curiosidade: Na época, esse foi um dos únicos jogos multiplataformas que a versão do console da Sony recebeu mais atenção do que o da Microsoft, uma vez que o PS2 sempre – segundo os críticos – tinha um gráfico inferior aos do Xbox.

4 – FINAL FANTASY X (RPG – SQUARE ENIX)
A saga Final Fantasy sempre teve seus grandes jogos. O console da Sony teve inúmeros RPG’s dignos de aparecerem nessa minha lista. Porém, foi com esse jogo que entrei no universo do gênero. Batalhas épicas em turno onde cada movimento deve ser estratégico e os inimigos precisam ser conhecidos (por vezes, você passa de algum chefe com apenas 1 de HP). Fora isso, 200 horas de jogo (isso mesmo), missões secundárias e muitos segredos escondidos, incluindo outros chefões.

Dica: salve frequentemente e evolua os personagens sem medo.

5 – SSX 3 (Esporte, EA SPORTS)
Muitos foram os jogos de esportes. Mas na boa? Para quem gosta de adrenalina e tem aquela vontade de executar movimentos fantásticos, esse é o jogo ideal. Claro que aqui não há realidade, os movimentos e os combos são fantasiados e duram muito tempo, e o jogador chega a ficar com o personagem pairando no ar por muitos segundos. Tudo mirabolante, mas quem se importa? O sorriso fica estampado a cada montanha descida ou combo multiplicado.

Outros destaques: a trilha sonora e o visual do jogo e dos menus

6 – BEYOND GOOD AND EVIL (Aventura, UBISOFT)
Enquanto o mundo se preocupava com a nova geração se aproximando, infelizmente esse estonteante jogo ficou esquecido. Lembro que na época consegui uma cópia rara no meio de tanta procura. Um jogo em 3D que não teve medo de se apropriar do 2D e dos jogos antigos de plataforma. Além disso, o jogador é convidado a explorar, passar por momentos de tensão e de apreciar personagens bem construídos. E você tira fotos, faz missões e tem até algumas partes aonde o stealth é necessário (e bem utilizado na mecânica).

Detalhe (CERTO SPOILER): um dos chefes finais mais inusitados que já vi. Para se ter uma ideia, os controles dos personagens ficam invertidos. Você precisa executar os movimentos do joystick de outra forma. Só jogando para entender.

7 – RESIDENT EVIL 4 (Survival Horror, CAPCOM)
Tem gente que passou a xingar a franquia depois desse jogo. Resident Evil foi virar um filme de ação tal qual um blockbuster? Mas, o que é esse jogo? Tudo em um só pacote. Terror, suspense, ação, reviravolta, emoção e aquela história longa (umas 15 horas você já sabendo o caminho).

Curiosidade: A princípio, o jogo seria exclusivo da Nintendo na época, especificamente para o Gamecube. Felizmente os donos do PS2 tiveram a notícia de que o jogo também sairia no console. E não adiantou alguns detratores reclamarem, colocando como o gráfico do PS2 inferior. O velho console da Sony provava ainda ter muito fôlego, jogos e quase nos dizia: ‘não me venda ainda!’.

Não apareceram aqui, mas são geniais e também obrigatórios na coleção:
– Shadow Of Colossus (ação – SONY)
– Valkyrie Profile 2: Silmeria (RPG – SQUARE ENIX)
– Twisted Metal 2 (combate de carros – SONY)
– Silent Hill 2 (Survival Horror – KONAMI)
– Rogue Galaxy (RPG – LEVEL-5)
– Gran Turismo 3 ou 4 (simulador de corridas – POLYPHONY DIGITAL)
– Onimusha 3 (Hack and Slash, ação – CAPCOM)
– Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy (ação, sci-fi – MIDWAY)
– Psychonauts (Ação inusitada com toques de humor negro – Majesco)
– Medal Of Honor Frontlines (Guerra, FPS – EA)
– Street Fighter Alpha 2 (Luta, CAPCOM)

Para fechar a matéria, a história do console

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s