SHEARWATER – Fellow Travelers (2013)

Anteriores:
+ SULK – Graceless (2013)
+ MUDHONEY – Vanishing Point (2013)

Em certa parte gosto de um disco de covers por dois fatores. O primeiro se consiste naquela sensação de conhecer a banda executando outras canções que não as suas. O segundo, gerado pela ‘dona curiosidade’, é a vontade de investigar melhor os grupos que foram reverenciados. Eu, por exemplo, fiquei curioso em conhecer Jesca Hoop e The Baptist Generals, assim como queria ouvir com mais atenção os discos do Xiu Xiu e do Wye Oak que tenho engavetado até hoje e que não tenho dado tanta importância.

Canções dos grupos/artistas citados acima fazem parte do repertório de ‘Fellow Travelers’. O Shearwater dessa vez traz covers. Encontramos grupos bem variados e representados aqui. A versão de ‘Tomorrow’ do Clinic ficou idêntica e ‘Hurts Like Heaven’ do Coldplay mudou um pouco, a canção ganha ares climáticos e melancólicos com direito a belos pianos e guitarras distorcidas. Contudo, alerto que faço essa resenha sem me basear nas canções originais daqui em diante. Aqui o desempenho é do Shearwater. Jonathan Meiburg continua com seus vocais peculiares e enérgicos, o grupo arrasa num instrumental preciso e urgente, o folk-rock ou mesmo o mais puro rock ficaram bem acomodados nas 10 faixas do disco.


(boa iniciativa da banda e que venham mais ideias assim)

Depois de uma graciosa e tranquila abertura (‘Our Only Sun’), o ouvinte entra num estado de êxtase com a porrada sonora de ‘I Luv the Valley OH!!’. Percussão e guitarras bem acentuadas deixam ‘Natural One’ e ‘Cheerleader’ como os momentos mais imponentes do disco. Uma das faixas mais serenas do álbum, ‘Ambiguity’, revela que o Shearwater se sai bem no folk-rock que tanto o marcou (sobretudo nos primeiros discos). ‘A Wake For The Minotaur’ é um belo dueto com Sharon Von Etten e essa canção, na verdade, foi gravada justamente para o Record Store Day.

‘Fellow Travelers’ é uma boa surpresa de final de ano, sobretudo quando todo mundo já planeja fazer suas listas e deixa passar muita coisa em branco. Mais do que isso, mostra o Shearwater sintonizado com o cenário musical e fazendo bonito. E no final, a gente ouve como se fosse um disco de canções inéditas. Nunca foi tão bom ser enganado.

As canções do disco e os autores das originais
01 – Our Only Sun [from “Deeper Devastation”] – Jesca Hoop
02 – I Luv the Valley OH!! – Xiu Xiu
03 – Hurts Like Heaven – Coldplay
04 – Natural One – Folk Implosion
05 – Ambiguity – David Thomas Broughton
06 – Cheerleader – St. Vincent
07 – Tomorrow – Clinic
08 – A Wake for the Minotaur (ft. Sharon Van Etten) – Gravada para o Record Store Day
09 – Mary Is Mary – Wye Oak
10 – Fucked Up Life – The Baptist Generals

Site da banda

Veja o vídeo de ‘I Luv the Valley OH!!’

2 comentários sobre “SHEARWATER – Fellow Travelers (2013)

  1. Tem bandas que fazem álbum de cover pra dar uma levantada na carreira, gravando canções bem conhecidas. Não é o caso do Shearwater, cuja intenção soa mais como homenagem, até porque quase todas as canções/bandas são desconhecidas, exceto Coldplay. Quanto a ‘I luv the valley’, é uma canção catártica por natureza, a versão do Xiu Xiu é simplesmente arrebatadora.

    Curtir

Deixe um comentário