MOGWAI – Rave Tapes (2014)

Anteriores:
+ DEPECHE MODE – 101 (1989)
+ JAGWAR MA – Howlin (2013)

Os escoceses do Mogwai abriram bem o ano de 2013 com a trilha sonora da série francesa ‘Les Revenants’, em 2014 o método não está sendo diferente com ‘The Rave Tapes’. Experientes, com 18 anos de carreira e notórios por uma sonoridade pautada no post-rock, há de se perceber, contudo, as mudanças que o grupo adotou de uns 3 anos pra cá (penso que ‘Hardcore Will Never Die, But You Will’ de 2011 já vinha com essa ideia). Se a trilha da série já apontava caminhos mais eletrônicos/viajantes/climáticos e experimentais, ‘The Rave Tapes’ não soa diferente, apesar do traço característico e inconfundível do Mogwai de fazer música continuar presente.

Guitarras ficaram mais calmas, a banda abriu espaço para outros instrumentos, a percussão está mais comportada e até vocais aparecem (a melancólica ‘Blues Hour’). Dá para sentir muitas influências de M83 (ouçam ‘Repelish’), Ângelo Badalamenti, Kraut-rock (muita coisa me lembrou Neu! e Can). Entretanto, eu diria que o Mogwai pratica uma ponte ou então um entrelaçamento da música Ambient, do post-rock e até da eletrônica. Quando gêneros se misturam e confundem nossos sentidos (ainda bem!).


(os músicos do Mogwai continuam fazendo bonito…)

Apesar de ‘Heard About You Last Night’ (a melhor do álbum) remeter a algo que ficou esquecido lá na trilha de Les Revenants, o Mogwai faz a sonoridade típica que o consagrou (‘Master Card’) como consegue partir para novas experiências dando brecha para outras sonoridades (até estranhas para alguns), é o caso de ‘The Lord Is Out Of Control’.

Os caminhos apontados pelo Mogwai talvez, para alguns ouvintes, sejam questionáveis. Alguém vai torcer a cara, queria a banda mais agressiva em seu instrumental. Considero a mudança bem vinda, típica de grupos que acompanham tudo que acontece na música e que ousam variar…sorte dos ouvintes.

Discos recomendados da banda (e resenhados aqui no site)
Hardcore Will Never Die, But You Will (2011)
Les Revenants (OST)

Veja o vídeo oficial de ‘The Lord Is Out Of Control’

6 pensamentos sobre “MOGWAI – Rave Tapes (2014)

  1. zangelus :

    Um álbum com uma sonoridade de certa forma até densa, que deve ser “degustado” calmamente! Gostei mais de “Blues Hour” (talvez pelos vocais)!

    Curtir

  2. Outra coisa, soa estranho eles terem escolhido a última e mais estranha música do álbum para lançarem o primeiro videoclip.

    Curtir

  3. Numa entrevista Stuart admitiu que ultimamente eles tem usado um sintetizador modular, talvez isso explique esse lado mais eletrônico/ambiente das canções atuais. Sobre o disco, tive a mesma percepção que você, Eduardo, mudanças sonoras que já vem ocorrendo desde discos anteriores e uma certa “influência” do que eles fizeram para a trilha sonora (muito boa) de Les Revenants.

    Curtir

  4. Sempre com bons comentários, Mozza. Obrigado. Tb gostei do texto pois não ficou longo e disse bem o que é o disco. Claro que a gente sempre gosta do que escreve, mas achei esse texto bem sincronizado com o que o álbum me passou e deixa passar. Volte sempre. Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s