R.E.M. – Complete Rarities I.R.S. (1982-1987), (2014)

Anteriores:
+ FREDO VIOLA – Revolutionary Son (2014)
+ ECHO AND THE BUNNYMEN – Meteorites (2014)

Eu não preciso falar da importância do R.E.M. agora. Claro que também poderíamos imaginar o tanto de discos que seriam lançados depois do fim da banda (e que ainda estão por sair). Todo mundo também, praticamente, conhece o grupo na época da independente I.R.S. Obrigatório ter esses primeiros discos da banda, trabalhos que revelavam um grupo promissor pré-fase Warner Music (‘Green’, 1988). ‘Complete Rarities’ é uma coletânea que chega atiçando o ouvinte por mostrar uma fase importante de uma banda significativa para a música mundial e que já revelava autonomia, maturidade e energia.

O que marca muito, o que conta aqui, é um R.E.M. afiado ainda sem a sombra do mainstream, uma banda enérgica desde os primórdios e sem medo de provar sua maestria que influenciaria muito em seus discos futuros. Existem covers bem executadas (‘Moon River’ e ‘Pale Blue Eyes’ em versões ao vivo), a música padrão R.E.M de ser, com influências marcantes no punk/pós-punk também figura, com as já conhecidas ‘Driver 8’ e ‘Catapult’. Destaque também vai para ‘Radio Free Europe (Original Hib-Tone Single)’ que ganhou uma versão mais ágil e crua, porém continuou sensacional da mesma forma. Ainda temos uma boa chance de ver um R.E.M. ousando em canções obscuras para muitos (‘White Tornado’, por exemplo).

Contudo, o disco é longo e tem sim suas repetições entre as 51 músicas. ‘Finest Worksong’, por exemplo, comparece 3 vezes com diferentes remixes (talvez até redundante, se pensarmos bem). A maioria das ‘raridades’ são canções conhecidas do público em versões ao vivo ou com roupagem acústica. Um álbum que vale mais pela curiosidade e para quem considera de coração esse início da banda. Resumindo: o grupo tem méritos de sobra, o álbum no geral que não é tão importante assim na discografia do R.E.M.

Escute ‘Radio Free Europe – Hib-Tone Single’ (que está presente no disco)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s