GUIA DAS SÉRIES: The Blacklist

Anteriores:
+ True Detective
+ Top Of The Lake

Emissora: NBC (National Broadcasting Company)
Temporadas: 1 (a segunda temporada retorna em 22 de setembro)
Quantidade de episódios: 22
Duração dos episódios: entre 40 a 45 minutos
Criada por: Jon Bokenkamp
Temas: suspense, espionagem, ação, intrigas, perseguições, enigmas

Tudo seria mais um dia rotineiro no escritório do FBI. Isso caso um dos fugitivos mais procurados pela agência, Raymond ‘Red’ Reddington (James Spader), não se entregasse de forma tão fácil aos funcionários ali presentes. Com as mãos à cabeça e sendo reconhecido rapidamente, Reddington vem pacificamente e promete entregar todos os procurados de uma lista negra feita pelo FBI, contudo, com algumas condições. A mais importante e enigmática das exigências é que Red só dará a lista se trabalhar ao lado da (então) novata Elizabeth ‘Liz’ Keen (Megan Boone). Esse é o mote de ‘The Blacklist’, que no meio de tantas séries onde FBI e vilões fazem parte, tenta se sobressair com um roteiro até original.

A série não fica apenas nas perseguições aos procurados da lista. Reddington, além de contatar Liz, vai também jogar enigmas e mistérios acerca da vida pessoal da agente. Verdades sobre o marido e o pai de Liz acabam servindo de pano de fundo para a narrativa. Claro que Reddington não entrega suas intenções verdadeiras ou quais os segredos que envolvem a vida de Liz. Sempre arquitetando jogos, fazendo charadas ou mesmo se valendo de um sutil humor, ele vai confundindo os personagens da trama e é, indubitavelmente, o personagem principal da série (e eu nem achava que James Spader atuava mais).

Outro destaque da série fica por conta da lista de procurados. De uma forma inteligente e voltada mais para o suspense, os diretores prezaram por trazer menos ação desenfreada, tiros e carnificina. Aqui temos vilões que são talentosos tanto em química como na arte da persuasão. Alguns nomes da lista possuem seus dons, e em todo episódio, há uma investigação acerca das ações que ali acontecem. Lembrando um pouco até CSI, em alguns momentos. Temos o alquimista que consegue imitar as características físicas de uma pessoa em outra (usando do DNA), até o grande farmacêutico que sai a procura de pessoas injetando uma espécie de vírus letal. Destaco o espetacular e tenso episódio ‘Arlo Garrick’ que foi dividido em duas partes e que quase não me fez piscar os olhos. Alguns nomes conhecidos de Reddington estão na lista, alguns que fizeram parte do passado do protagonista (e isso vai ajudar a elucidar alguns mistérios).

‘The Blacklist’ é uma série com seus atrativos. Consegue manter um padrão de regularidade entre seus 22 episódios (geralmente séries com primeira temporada longa arriscam demais e erram). Não foge de alguns clichês, claro. Contudo, apresenta novas ideias para esse formato suspense/espionagem/ação. Com uma atuação impecável de Spader, a série fornece um personagem bem construído e que poderá causar no telespectador tanto repulsa como adoração, sim, podemos dizer que Reddington é mais um nome a engrandecer a bela lista de personagens marcantes do cinema.

IMDB

Página na NBC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s