BLONDE REDHEAD – Barragán (2014)

Anteriores:
+ THE ROSEBUDS – Sand + Silence (2014)
+ TITÃS – Nheengatu (2014)

Apesar da extensa discografia, posso dizer que fui apresentado à sonoridade do Blonde Redhead apenas com ‘23’ (2007), um petardo sonoro que figurou entre os melhores álbuns de muita gente naquele respectivo ano. Depois, recebi com uma certa suspeita o trabalho de 2010, ‘Penny Sparkle’. Ali tínhamos uma banda menos barulhenta e que começava a fazer canções mais límpidas, dando destaque a elementos acústicos e a músicas mais melancólicas. Mesmo assim, o conteúdo servia de boa referência para quem desejava conhecer os nova-iorquinos.

Quatro anos depois, quase 20 anos de carreira, chega o nono disco de estúdio, ‘Barragán’. O grupo continua com as características do disco anterior (sobretudo), quase tudo muito límpido, instrumental comportado e algumas das canções são apoiadas no experimentalismo/lo-fi. Faixas como ‘Defeatist Anthem (Harry & I)’ são minimalistas e trazem apenas a voz de Kazu Makino com uma guitarra dedilhada bem discreta. ‘The One I Love’ (não confundir com a famosa música do R.E.M.) nos passa a ideia de um chamber pop e é fácil lembrar de bandas como Camera Obscura. A eletrônica colabora em algumas composições, de uma forma bem suave, a exemplo da grudenta ‘Dripping’ e de ‘Penultimo’.

Se alguns brincam dizendo que grupos veteranos buscam um caminho mais tranquilo ou proposto a mudanças, isso talvez seja o caso o Blonde Redhead. Não é um álbum fácil, necessita de audições atentas. Pode ser odiado inclusive para quem tem saudades da banda em início de carreira, ou mesmo pode ser admirado para quem tinha se interessado pelo anterior. Fatos que geralmente circundam grupos com uma carreira já bem concretizada e diversificada.

Discografia

Site oficial

Facebook

Escute ‘Dripping’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s