CINEMA: Chef (Chef, 2014)

Anteriores:
+ Divergent (Divergente, 2014)
+ Non-Stop (Sem Escalas, 2014)

Por vezes sou tão desligado de quem está por trás da direção de um filme, que nem sabia que Jon Favreau foi o diretor de ‘Homem de Ferro’ (2008) e sua sequência. Leio a sinopse da película, procuro temáticas que me agradem, parto para a sessão. Isso não tem nada a ver com a resenha em si, mas digo porque muitas vezes o espectador foge só de ver quem são os atores e o diretor. Favreau mesmo caiu nas graças do público na época do filme com o herói da Marvel, mas depois foi criticado por algumas direções fracas (fatos que acontecem, sobretudo no mundo do cinema).

O filme de Jon Favreau (que também atua como o personagem Carl Casper) não apresenta uma característica única. Ao mesmo tempo que traz elementos de drama (pai separado tentando conviver em harmonia com o filho), ele pode resvalar numa comédia leve e descompromissada. Depois de sua metade, a película ganha um clima de Road Movie. Mas, o espectador deve estar ciente de antemão que o filme, a todo instante, trata a gastronomia em primeiro plano. As imagens dirão tudo. Os cuidados de Carl ao fazer seus pratos no restaurante até o simples café da manhã preparado para seu filho revelam uma arte que salta aos olhos do espectador. Tanto que tais cenas recebem close e ganham importância na narrativa.

‘Chef’ não foge de clichês, entretanto, sabe se valer da época moderna e da internet para alavancar sua narrativa. Carl passa a contar com postagens no Twitter (para ele, algo novo) na divulgação e reconhecimento de seu trabalho. Isso tudo com a ajuda de seu filho Percy (o garoto Emjay Anthony numa atuação convincente). Ao mesmo tempo, o personagem passa a dar iniciativa ao seu sonho, e crescendo como pai e profissional, Carl dá início a sua jornada.

O elenco conta com nomes de peso tais como Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, John Leguizamo e Robert Downey Jr. (numa rápida interpretação de um personagem cheio de manias e de sarcasmo, tal qual seu conhecido Tony Stark). ‘Chef’ é mais um filme sem muitas surpresas e sem estardalhaço. Ideal para quem gosta de produções envolvidas pela gastronomia e no final, acaba sendo uma ligeira diversão para um domingo, sobretudo um bom passatempo para pais e filhos assistirem juntos.

Facebook

Filmow

IMDB

Rotten Tomatoes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s