THE DODOS – Individ (2015)

Anteriores:
+ FRYARS – THE POWER (2014)
+ THE TWILIGHT SAD – NOBODY WANTS TO BE HERE AND NOBODY WANTS TO LEAVE (2014)

Fato raro nos dias atuais em que bandas surgem a todo instante, são poucas aquelas às quais resolvi acompanhar e cuja carreira, em minha opinião, é praticamente sem falhas. Coloquem nessa lista os nova-iorquinos do The Dodos. Passando pelo début, o desconhecido ‘Beware Of The Maniacs’ (2006), atingindo o ápice e o vigor de seu momento musical em ‘Visiter’ (2008), se consolidando no robusto ‘Time To Die’ (2009) e mostrando maturidade e confiança em ‘No Color’ (2011) e ‘Carrier’ (2013), pouquíssimos erros foram cometidos pelo The Dodos, isso dentro do padrão sonoro que eles construíram e que ficou típico do grupo.

Psycho-folk, baroque pop ou rock experimental. Não importa o gênero que tentem rotular. A dupla faz um turbilhão sonoro, uma parede maciça em que a percussão atinge níveis cavalares, a guitarra é ágil e sempre em profusão (por vezes ela segue um dedilhado bonito como em ‘Bubble’). Entretanto, por incrível que pareça, The Dodos vive aliado ao pop-rock radiofônico (e até hoje me pergunto por que ‘Goodbyes And Endings’ e ‘Competition’ não tocam numa rádio FM). Em ‘Individ’ ainda há espaços para uma guinada à psicodelia (‘Bastard’) ou mesmo para um folk mais enraizado, com a percussão mais calma e a sonoridade mais letárgica (‘Darkness’).

Em quase 10 anos de atividade, The Dodos prova que certas bandas não precisam mudar o bastante. Necessitam sim continuar fazendo música de qualidade e que fisgue o ouvinte. Isso eles conseguem. Além do mais, depois de ouvir o álbum lá pela décima vez, a gente até pensa em sair e comprar uma bateria ou guitarra, mesmo que não saiba tocar e que seja para fazer uma bagunça entre amigos em algum final de semana.

Outras resenhas do The Dodos aqui no site
The Dodos – No Color (2011)

The Dodos – Carrier (2013)

Site oficial, acesse aqui

Escute ‘Competition’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s