MOTORAMA – Poverty (2015)

NOTA: 6,0

motorama - poverty

“Com dez anos de existência banda russa soa apressada em seu terceiro álbum”

ANTERIORES:
+ NITE FIELDS – Despersonalisation (2015)
+ SHORES – Precedents (2015)

Pergunte a Vlad (vocalista do Motorama) sobre o nome da banda e ele dirá que não gosta, mas que não pensa muito a respeito. Pergunte sobre sua cidade de origem (Rostov-on-Don, Rússia) e ele dirá que não é nem um pouco empolgante falar sobre, acrescentando que em geral a situação lá é deprimente e desinteressante, e a internet a solução para se descobrir coisas novas.

Chegando aos dez anos de formação, o grupo russo chega ao seu terceiro disco com algumas mudanças de formação, mas mantendo os elementos que tem sido a base de suas canções em seus discos anteriores, apenas com pequenas mas perceptíveis oscilações.

Tendo o post-punk oitentista como paradigma em suas criações, é quase redundante falar que na música do grupo o baixo assume uma posição central nas composições e que os vocais assumem um tom gélido, mas não gutural.

Em ‘Alps’, o disco de estreia, os elementos post-punk (cozinha poderosa em primeiro plano) compartilhavam lugar com riffs de guitarra no estilo jangle-pop. Com ‘Poverty’ os ares são mais soturnos, com o baixo em maior destaque ainda, as guitarras mais esparsas (teclados mais presentes), e os arranjos minimalistas.

A lembrança que mais virá à mente em várias faixas será de alguma música do The Cure na longínqua fase “Three Imaginary Boys”, com alguma recorrência também ao post-punk dos obscuros The Wake.

A forte sensação de déja vu por si só já pesa contra esse novo álbum e o deixa degraus aquém de seus antecessores. Não só por isso, também a indisfarçada linearidade com que as faixas se sucedem do início ao fim. Pegue a faixa ‘To The South’, uma das mais bacanas do álbum anterior (Calendar, 2012), e tente replicá-la de formas diversas, e o ouvinte poderá ter uma noção de quase todo o álbum.

‘Calendar’ também cometia o “pecado” da auto-repetição, com variações mínimas de andamento e estrutura dos arranjos, numa forma menos intensa. ‘Poverty’ não varia, segue reto, cru, amplificando erros. Num exercício temporal, é como se os dez anos fizessem com que a banda se tornasse menos preocupada com os arranjos.

Mesmo com os três anos de distância do álbum anterior, o Motorama entrega um disco que soa apressado e não é só pela pequena quantidade de faixas e curta duração do álbum, mas pelas razões já ditas.

Chega a ser irônico que a canção em que soa um pouco mais diferente do padrão se chame justamente “Similar Way” (Maneira Similar).

__________________________________

3 comentários sobre “MOTORAMA – Poverty (2015)

  1. Um bom álbum…. acredito que a idéia central do som da band continua. O uso do baixo é muito relevante… Despejando riffs certeiros e marcantes. Som gutural.

    Curtir

  2. Tudo que vemos nesse disco novo já vimos nos anteriores com uma roupagem mais interessante e menos derivativa. Pra mim este não só está aquém dos anteriores como segue bem repetitivo e algumas vezes monótono. Valeu pelo comentário, nem sempre as percepções batem.

    Curtir

  3. Penso diferente, Luciano, apesar de você apresentar argumentos sempre lúcidos em seus textos. Há de se louvar os russos do Motorama por fugir dos países mais tradicionais e com bandas mais conhecidas hoje em dia. Tome por exemplo os países nórdicos, EUA, UK e Canadá. Correndo por fora dessa geografia, o Motorama hoje, pode ser considerado como um dos mais legítimos herdeiros do Joy Division e talvez, um dos melhores expoentes da música atual vinda da Rússia. Apesar de poucas mudanças serem notadas nos últimos trabalhos, difícil ficar inerte a um disco que funciona redondo, da primeira à ultima canção. A energia punk de ‘Old’, a bateria vertiginosa de ‘Similar Way’, o sintetizador que trabalha corretamente na mistura de punk e eletrônica em ‘Write Me’ (percebi até uma certa semelhança com Simple Minds no início de carreira). O baixo marcante e hipnotizante de ‘Dispersed Energy’ poderia nos confundir e nos fazer acreditar ser alguma canção feita lá em 1978/1979. ‘Red Drop’ traz outra peculiaridade da banda: mesmo com guitarras mais límpidas/dedilhadas, o espírito punk/pós-punk nunca se esvanece.

    Curtir

Deixe um comentário