EAST INDIA YOUTH – Culture of Volume (2015)

Nota: 6,5

Anteriores:
+ PUBLIC SERVICE BROADCASTING – The Race For Space (2015)
+ MARRIAGES – Salome (2015)

William Doyle, 24 anos, músico inglês mentor do East India Youth. Não o conhece? Caso visite regularmente nosso blog, já deve ter visto que ‘Total Strife Forever’ foi resenhado aqui e, inclusive, ficou entre os melhores discos do ano passado em nossa seleta lista. Se deixou passar tal trabalho, aconselho correr atrás. Um pouco mais de um ano (quinze meses), chega ‘Culture Of Volume’, agora o músico tendo a XL Recordings como gravadora.

Dadas as breves apresentações, o segundo trabalho do EAY fica aquém do que estava prometido em seu début. Mas, resenhista, o álbum é ruim? De forma nenhuma. Doyle é aquele cara que ouviu muita coisa sem preconceito, extraindo da eletrônica a sua vantagem, preocupado em entrelaçar gêneros no intuito maior de prender o ouvinte. Acontece que se o début vinha trazendo uma sonoridade equitativa entre ambient, experimental, eletrônico e synthpop, ‘Culture Of Volume’ acaba dando mais atenção aos dois últimos gêneros citados anteriormente.

Quando cito que a eletrônica é mais unânime no álbum, não estou sendo incoerente. Tem aquela batida persuasiva com um refrão ganchudo (‘End Result’), canções que remetem a nomes como Erasure e Pet Shop Boys (‘Beaming White’), excesso de loops (‘Don’t Look Backwards’) e até sobrou tempo para uma espécie de Techno (‘Entirety’). Senti muita falta de arranjos ligados à música clássica, às texturas intrincadas criadas pelo artista, ao ambient que estava tão bem equilibrado com a eletrônica em 2014. Entretanto, há excelentes faixas no álbum que trazem isso, a propósito de ‘Carousel’ e ‘Manner Of Words’ (em seus mais de 10 minutos).

Um músico de talento? Com certeza. Entretanto, falta equilíbrio. Quero o EAY de um ano atrás, elaborando um trabalho enigmático, difícil de decifrar e condicionado a várias interpretações. ‘Culture Of Volume’ parece como um aluno de ótima classificação escolar, mas que naquele ingrato dia, tirou uma nota abaixo da média. Ainda não está reprovado, mas precisa rever seus estudos.

Facebook
Site oficial
Soundcloud

__________________________________

Um pensamento sobre “EAST INDIA YOUTH – Culture of Volume (2015)

  1. Confesso que me decepcionou. Para quem fez um álbum tão interessante quanto o anterior, esperava algo mais.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s