THE DECLINING WINTER – Home For Lost Souls (2015)

Nota: 6,5

‘Melancolia predominante envolta num instrumental que dá destaque às guitarras, esse é o universo sonoro do The Declining Winter.’

Anteriores:
+ FFS – FFS (2015)
+ RANGLEKLODS – Straitjacket (2015)

Minha lembrança retorna para 2008 quando conheci o fabuloso ‘Goodbye Minnesota’. O grupo, The Declining Winter. Originário de Leeds, Inglaterra. Nem tanto um grupo, o projeto musical de um homem só, Richard Adams. Quase dez anos de carreira, o TDW teve seus momentos inspirados a propósito do disco já citado, em contrapartida teve trabalhos mais regulares (‘Haunt The Upper Hallways’ de 2009). Apesar disso, sempre há um padrão para as composições. Piano, guitarras dedilhadas, vocais serenos, um clima gélido e soterrado de melancolia, doses minimalistas de dream-pop e lo-fi.

O quinto álbum de estúdio não vem diferente. A guitarra dedilhada é o carro-chefe de canções como ‘This Sadness Lacks’, ‘Home For Lost Souls’ e ‘The Wild Girl Laughed’. Observando isso, é fácil notar mais um herdeiro de The Durutti Column. ‘Hurled To The Curb’ começa com uns estalidos de vinil, deixando na gente aquela sensação à mais de nostalgia. ‘Fog Forming’ ganha um clima de canção Ambient deixando os vocais bem embaçados e quase inaudíveis. A claustrofóbica ‘A Field Defunct’ adiciona efeitos soturnos.

O disco peca em parte por ser um pouco repetitivo. Algumas faixas sobram e do início ao fim não há tantas mudanças. Quando você pensa que tudo ficaria melhor como um EP em separado. Ficaram algumas lacunas como os experimentalismos, a adição de eletrônica e a ousadia que ficaram bem acondicionados no début em 2008. De qualquer forma, esse é um trabalho introspectivo, de não tão fácil assimilação e nem para se ouvir todos os dias (muito melancólico). Não deixa de ter seus momentos brilhantes, mas não condiz com o que o músico apresentou há 7 anos atrás.

Allmusic

Facebook

Escute ‘Home For Lost Souls’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s