LISTA DE 7: 7 Clichês em Filmes de Terror

Se você gosta do gênero terror desde criança (como é o meu caso) já deve ter visto muitos filmes nesta vida. Apesar da queda no gênero neste século e a palavra terror nem assustar mais (Jason e Freddy hoje nos fazem rir), sempre temos aquela vontade de ver algo novo dentro do gênero. Claro que muitos filmes chegam repletos de clichês. A gente assiste assim mesmo, não é verdade?

Anteriores:
+ 7 Personagens Secundários Importantes em Séries
+ 7 Armas Marcantes Nos Jogos

01 – O carro não pega
Não importa a marca. Não importa a situação. A chave está lá, mas o carro teima em não pegar. Desespero, a trilha sonora acelera, e de repente o perseguidor encontra sua presa. E lá se foi mais um personagem (ou ele consegue fugir e cair no próximo clichê).

02 – O mocinho foge ou se esconde, mas o assassino/perseguidor sempre aparece próximo a ele
O mocinho ou a mocinha entram em desespero. Geralmente eles até acertam o perseguidor com algo em mãos. Ninguém mais para ajudar. Conseguem fugir. Mas quando tudo parecia estar bem, eis que surge o inimigo por trás. E as esperanças de alguém se salvar vão por água abaixo. Pior quando o perseguidor ainda estava machucado e/ou quase morto (a gente pensava assim) e isso acontece.

03 – A polícia não ajuda muito, ou melhor, só atrapalha
Policiais sempre surgem. Geralmente não sabem e não entendem de nada. Totalmente alheios ao que está acontecendo. E ao invés de ajudar o mocinho, eles o querem prender achando que seja o causador das mortes. Isso até o policial não morrer e constatar de forma tardia que ele estava errado.

04 – Aquele monstro/ser indestrutível
O cara usa tudo que tem em mãos: de motosserra até retroescavadeira. E adivinhem? Ele ainda se levanta, se recupera e vem com mais raiva pra cima de nosso personagem. Vamos inventar mais um jeito de matar? E se não matar, aguenta que vem continuação (que o diga a série ‘Sexta-feira 13’). Haja regeneração.


No gênero terror é assim: quando você pensa estar tudo em paz (outro clichê bem comum)

05 – Os vários estereótipos que conhecemos
Repararam que geralmente fica uma turma de sobreviventes acuados? E entre esses sofridos personagens, temos quase sempre os mesmos estereótipos. A gostosona cobiçada por todos, o valentão, o experiente, o inteligente, o quietinho. Uma briga de egos sem fim. Então percebemos que é mais fácil fugir de alguma criatura do que conviver com próprios humanos que figuram em alguns filmes.

06 – A cabana/casa/hotel ou outra edificação abandonada no meio de um lugar deserto e escuro
No meio da tempestade ou mesmo quando o personagem fica perdido, encontrar um lugar para se abrigar pode ser bom ou, no gênero terror, pode ser o causador de suas tormentas. Às vezes é uma turma de amigos que pensa em passar férias, mas tudo dá errado. Eles achavam que não teriam problemas, mas o abandono do ambiente não era por acaso. Pior quando alguém até avisa previamente contando a história do lugar, porém nossos personagens não ligam muito pra isso.

07 – Referências, sequências e remakes.
Um filme de terror já podemos pensar como uma própria referência de outro filme. Jason Voorhees de ‘Sexta-Feira 13’ veio por causa de Michael Myers (‘Halloween’)? Ou seria vice-versa? Quem assistiu ao filme ‘O Segredo da Cabana’ (2001) sabe que ali é uma homenagem a muitos dos filmes de terror que vimos em vida. E se deu certo, por quê não uma continuação? O roteiro pode vir meia-boca, não tem problema. Remakes também vem aos montes. Se algo fez sucesso 20/30 anos atrás, pode fazer agora também para a nova geração de espectadores (e mesmo para os saudosistas).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s