SHEARWATER – Jet Plane And Oxbow (2016)

Nota: 8,0

Shearwater_JetPlaneOxbow_3600

Jonathan Meiburg era do Okkervil River. E lá com a banda americana, o músico era um pouco ofuscado; um coadjuvante, se podemos assim dizer. Não tirando os méritos do ótimo Okkervil River que já vinha fazendo um som bem legal, com uma mistura inteligente de folk e rock, porém Meiburg era apenas mais um artista a completar uma banda em crescimento. Meiburg deve ser daqueles artistas inquietos que sentem a necessidade de alçar voos maiores, de alcançar outros territórios.

Assim foi. Meiburg resolve criar um projeto paralelo, o Shearwater. Partindo praticamente da mesma ideia e sonoridade do Okkervil River, o grupo começaria aí uma jornada que teve trabalhos acima da média. Vieram com o tímido, porém interessante, ‘Palo Santo’ (2006). A partir de então, o projeto de Jonathan apresentou trabalhos interessantes como o estupendo ‘Rooks’ (2008) chegando até a lançar um álbum com covers bem feitas, ‘Fellow Travelers’ (2013).

‘Jet Plane And Oxbow’ é o nono disco da banda. O Shearwater que surgiu lá no começo dos 2000 com aquele clima folk, passa a assumir uma postura em certa parte diferente de uns tempos pra cá. O novo trabalho tem uma pegada bem rock, dilacerante. Guitarras estão destacadas, os vocais de Jonathan estão enérgicos, a cozinha (baixo e bateria) não fica pra trás. ‘A Long Time Away’, ‘Filaments’ e ‘Radio Silence’ não fazem feio para um amante do rock. Para tocar numa rádio e ficar grudenta no cérebro por uma semana, a canção ‘Quiet Americans’ funciona perfeitamente. Entretanto, o grupo não esquece suas raízes, outros instrumentos são necessários e assumem uma passagem convincente no álbum. ‘Wildlife In America’ traz um piano e elementos eletrônicos também entram discretamente na composição.

As resenhas de:
Fellow Travelers (2013)
Animal Joy (2012)

Site

Veja o vídeo de ‘Quiet Americans’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s