LISTA DE 7: 7 Personagens Femininas Importantes nos Jogos

Jill2

Indiscutível citar agora a importância das mulheres não apenas nos diversos segmentos sociais e culturais, mas também para a valorização das inúmeras formas de arte. Até nos jogos, que antes muitos julgavam ter um caráter machista (mas ainda existem muitas controvérsias a respeito disso), elas estiveram à frente na narrativa. As mulheres ganharam importância, foram as personagens principais e criaram novos parâmetros para alguns gêneros que já estavam até estagnados. A lista não tem ordem de preferência, atentem a isso.

ChunLi

1 – CHUN LI (Street Fighter)
A mais velha da lista. Quando a franquia Street Fighter começou, ainda na época de gastar fichas em fliperamas, Chun-li era a única mulher entre 7 outros lutadores. E assim nossa querida chinesa seguiu pela série, praticamente não ficou fora de algum jogo. Nos últimos anos, nossa simpática Chun-Li tem ganhado contornos mais exagerados por parte da Capcom, pernas mais torneadas, bustos mais avantajados, entretanto ela continua sendo uma das mais queridas lutadoras.

Clementine2
2 – CLEMENTINE (The Walking Dead, Telltale Games)
A mais jovem da lista. A garotinha Clementine. Para muitos, um dos jogos mais chocantes de todos os tempos devido às escolhas tomadas. E a gente, na visão de Clementine, vai se tornando sobrevivente em meio a um cenário caótico e que perdeu em certa parte a humanidade. O final do primeiro jogo é de fazer desligar o jogo, encostar o joystick num canto e chorar (porque essa garotinha é genial).

Faith2
3 – FAITH (Mirror’s Edge)
Faith é uma personagem tão importante que até o jogo em que ela estreou vem bem inovador na época do lançamento. Uma mistura de FPS com elementos de parkour e repleto de acrobacias. Outra protagonista em certa parte com uma história em segredo, mas ao longo da jogatina, vamos descobrindo o que se passa nesse cenário. Uma aguardada continuação, Mirror’s Edge Catalyst, está prevista para sair dia 24 de maio neste ano. Ou seja, ainda teremos muito de Faith para conhecer.

(imagem principal da matéria)
4 – JILL VALENTINE (Resident Evil)
Nossa heroína no meio de uma mansão cheia de zumbis e monstros. Valente, desbravadora, apesar de estar incógnita ao que está acontecendo. No terceiro jogo, ela encontra-se sozinha e precisa sair da cidade. Foi assim que Jill Valentine ficou lembrada no mundo dos games. Na franquia apareceram outras personagens como Claire, Rebecca, Ada e Sheva, porém Jill está é a preferida entre os 99% dos fãs que gostam de Resident Evil.

Lara2
5 – LARA CROFT (Tomb Raider)
Ela é arqueóloga, exploradora e valente. Já virou filme. Começou em 1996, meio acanhada, e foi ganhando fãs pelo mundo. Virou um dos ícones da cultura pop e dos jogadores. Em 2013, veio mudada. Visual novo, novos movimentos, entretanto nossa Lara nunca perdeu seu espírito de aventura. Não parou aí, em 2016 já veio com jogo novo, mostrando que a franquia tem muito fôlego pela frente.

Nilin
6 – NILIN (Remember Me)
Nilin é, tal qual Clementine, outra sobrevivente. Mas agora de um mundo futurístico, de um sci-fi memorável, de um universo distópico e repleto de normas contra o cidadão. Um mundo aonde a gente não quer chegar. Ela precisa saber da verdade, de quem ela realmente é, além de evitar um destino pior para as pessoas. Apesar de o jogo e da nossa protagonista terem recebido críticas adversas (injustamente), considero esse um dos jogos mais interessantes que pude presenciar até hoje.

Yuna2
7 – YUNA (Final Fantasy X)
Para um fã de RPG, impossível não gostar de Yuna. Sobretudo quando esse jogo é o seu primeiro RPG. Mesmo com tantas protagonistas femininas em diversos RPG’s, destaco Yuna pela história do jogo e por seu carisma, uma personagem que depois criaria uma influência neste gênero. Foi considerada como um dos 25 melhores personagens novos de jogos nos anos 2000.

Outras personagens dignas de menção:
SAMUS ARAN – Metroid
ATHENA – Borderlands The Pre-Sequel
HEATHER MASON – Silent Hill 3
MAXINE CAULFIELD – Life Is Strange
ELIZABETH – Bioshock Infinite

E você? Cite as personagens que você considera importante na história dos jogos.
Aproveitando o ensejo desta data, dia 8 de Março, parabéns a todas as mulheres.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s