LISTA DE 7: 7 Músicas Curtas e Atemporais

Pixies250

Música pode ser atemporal. Atravessa décadas. Conquista ouvintes, mesmo que muitas vezes ela divida opiniões. E não precisa ser gigante. Com menos de 3 minutos ela passa seu recado, fica tilintando em nossos cérebros, marca gerações. Cito aqui 7 músicas que não tiveram mais que 180 segundos, mas que ficaram pra sempre marcadas, que até hoje servem como referência. Observação: as canções estão em ordem cronológica, e não de preferência.

01 – GOD ONLY KNOWS (2:59)The Beach Boys (1966)
Na atualidade, 8 entre 10 bandas seguiram a influência desses americanos. Mesmo com um certo pensamento de que a banda fazia um som ensolarado, ‘God Only Knows’ mostra o contrário. Música para refletir e para imitar sem medo. A canção tem tanta importância na história da música que apareceu também no jogo ‘Bioshock Infinite’.

02 – YOU SAY YOU DON’T LOVE ME (2:54)Buzzcocks (1979)
Com o Buzzcocks, em certo ponto, o punk passou a ser menos sisudo e ganhou até um apelo pop, mais digerível. Letras que falam de amor poderiam ser assim: sinceras, rápidas, sem muitas palavras e nas mãos de quem sempre trata a música com o devido cuidado que ela merece.

03 – FALL ON ME (2:50)R.E.M. (1986)
Em 1986, o R.E.M. já havia alcançado o status merecido de uma das bandas mais importante do mundo. Isso já ficava bem evidenciado em canções como ‘Fall On Me’ que apesar de até hoje não ser tão conhecida na trajetória do grupo, arrepia o ouvinte com sua linha melódica contagiante e com os vocais de Stipe e de Mike Mills.

04 – O PULSO (2:44)Titãs (1989)
Uma canção que prova que o Titãs ainda tinha sua originalidade e seu poder criativo, além de trazer um tema forte que, até então, ninguém havia citado na música brasileira. Falar de doenças. Uma base eletrônica, a discreta porém eficiente guitarra e um Arnaldo Antunes em sua melhor forma não nos deixa mentir.

05 – ANA (2:09)Pixies (banda da imagem, 1990)
Num disco que o Pixies parece ter desacelerado sua sonoridade, ‘Ana’ é linda com o belo e marcante dedilhado de guitarra de Joey Santiago. Um Black Francis menos raivoso dá o tom ideal da canção. A bem da verdade, esse disco dos americanos, ‘Bossanova’ (1990), tem outras canções rápidas e de igual impacto como ‘Cecilia Ann’, ‘Allison’ e ‘Down To The Well’.

06 – DON’T PANIC (2:18)Coldplay (2000)
‘Parachutes’, o primeiro disco do Coldplay, vem repleto de canções grudentas e que lançaram (justamente) o grupo aos olhares do mundo. Mas essa abertura me arrepia, uma simplicidade pop-rock com refrão matador, um convite para descobrir um álbum cheio de qualidades. Mesmo que hoje detratem esses ingleses, por favor, lembrem que algo de bom ficou da banda.

Observação: o vídeo oficial ganha um tempo maior, porém a canção no álbum tem somente o tempo apresentado no subtítulo, exatamente 2 minutos e 18 segundos.

07 – WHEN I’M SLEEP (2:10)Wild Beasts (2009)
O Disco ‘Two Dancers’ trouxe de vez ao mundo o reconhecimento desse quarteto inglês. Num álbum cheio de belas canções e que arrebatou vários prêmios, difícil dizer qual a favorita. Mas dentro desse padrão de música curta, ficamos com ‘When I’m Sleep’. Canção que traz as qualidades amadurecidas do grupo ainda no segundo trabalho.

Você, leitor, concorda com a lista? Tem mais alguma que música para sugerir? Deixe nos comentários que ficaremos agradecidos.

2 pensamentos sobre “LISTA DE 7: 7 Músicas Curtas e Atemporais

  1. Sim, Luciano, bem lembrado. Mas, acho que você deve ter notado, tentei fazer por décadas, ou algo parecido assim, tentar uma diferença entre os anos. Se colocasse The Smiths, sacrificaria o R.E.M. (certamente). Acabei não fazendo também a lista de canções adicionais (como geralmente faço), ou seja, mais alguns bônus que poderiam se encaixar muito bem nessa lista. Isso pode ficar por conta dos comentários, quem preferir adicionar mais canções. Grato pela leitura e pelo comentário.

    Curtir

  2. A lista é boa e interessante, mas senti falta de alguma canção dos Smiths (ask, Panic, London, This Charming Man) e também do The Byrds, mestres em fazer encantadoras canções melódicas e curtas.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s