DÊ UMA CHANCE – BOOKA SHADE – THE SUN AND THE NEON LIGHT (2008)

BookaShade250

Booka Shade é uma dupla da Alemanha (Frankfurt) formada pelo músicos Walter Merziger e Arno Kammermeier. Já tinham na discografia três discos, sendo um de remixes (incluindo nomes de peso como Moby e The Knife) e os outros dois são intitulados ‘Memento’ (2005) e ‘Movements’ (2006). Porém, a história dos dois músicos é mais extensa e complicada de se contar aqui. Já participaram de eventos com outros dj’s reunidos. Antes de 2000, tinham um outro nome: Planet Claire e possuíam uma sonoridade mais synth-pop. Em 2002 assumiram a dupla com o nome de Booka Shade fazendo um som mais complexo.

Apesar de fincar um pé no eletrônico, o som do Booka Shade não é fácil de identificar em qual parâmetro fica. ‘Outskirts’ é o cartão de visitas para o álbum. Bela e onírica. Uma fusão tranqüila entre o techno de Detroit meados dos 80 (pense num Kevin Saunderson) com um Orbital (um dos ícones da cena eletrônica nos anos 90). A climática e grudenta ‘Dusty Boots’ tem samplers de sopros e pode ser a mais assimilável do disco, junto com ‘Charlotte’ que até apresenta semelhanças com os acordes da melodia marcante de ‘Blue Monday’ do New Order. Exagero meu? Ouça e tire suas conclusões. E se você foi um fã incondicional do techno-pop feito por Depeche Mode, Soft Cell e OMD, sinta-se em casa ouvindo ‘Control Me’ e ‘Psychameleon’. As vozes sussurradas e incompreensíveis dão um charme à mais nas soturnas ‘Solo City’ e ‘Sweet Lies’.

O inusitado ainda se faz presente. Art Of Noise e Kraftwerk podem se juntar? Sim, a experimental ‘Karma Car’ ratifica tal sentença. O homem brincando com a máquina sem deixar a música imbecil. ‘Planetary’ apronta com os sintetizadores fazendo efeitos mil e parecendo trilha insana e acelerada de filme de ficção científica. ‘Comacabana’ tem samplers de linhas de baixo, batida tribal e barulhos metálicos por todos os lados. Sinistra, embora bem marcante.

Seguindo a tradição alemã de ser berço de bons músicos/grupos (Mozart, Neu!, Can, Faust, Kraftwerk, Einstürzende Neubauten, The Notwist), o Booka Shade não fugiu à regra. Com todo esse retrospecto de aprendizado, o duo provou que estudou eficientemente a lição Infelizmente a dupla fugiu dos holofotes posteriormente, ainda lançaram ‘More!’ (2010) e ‘Eve’ (2013), mas não foram tão impactantes como esse intrincado disco de 2008.

Para saber mais:
Allmusic
Last FM
Site oficial

Veja o vídeo oficial de ‘Charlotte’

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s