GUIA DAS SÉRIES: Demolidor

demolidor250

Série da Netflix busca trazer mais detalhes acerca do vigilante Demolidor, personagem da Marvel que ainda não emplacou bastante nos cinemas.

Emissora: Netflix
Temporadas: 2 até agora
Episódios até o momento: 26 (cada um com um tempo entre 48 a 60 minutos aproximadamente)
Criador: Drew Goddard
Diretor: Kati Johnston
Temáticas: crimes, universo Marvel, vigilantes, ação,

A Marvel não brinca em serviço. Não preocupada apenas com Vingadores e Homem-Aranha, os heróis que mais receberam adaptações para o cinema, resolveu também ampliar as produções sobre outros personagens da companhia. Uma oportunidade e tanto, sobretudo se pensarmos que o Demolidor ou até mesmo o universo ao redor da violenta Hell’s Kitchen ainda continuam anônimos para muitos espectadores (me incluo nessa lista). O filme do Demolidor que assistimos lá em 2003 (‘Demolidor – O Homem Sem Medo’) também passou incauto e não rendeu assim tantos elogios por parte de público e crítica.

A série começa sem firulas. Logo no início, diante de uma triste cena, já deparamos com o acidente causador da cegueira de Matthew Murdock, ainda criança. Depois, partimos para um Murdock advogado e já tentando fazer justiça pelas ruas da cidade à noite. Isso ainda sem o uniforme vermelho tradicional, um Demolidor ainda em evolução (se assim podemos dizer). Matthew busca conciliar seu trabalho de advocacia junto ao sócio Nelson e também dar conta de criminosos ao mesmo tempo que tenta esconder sua identidade. Ao longo da série, flashbacks dramáticos mostram a infância sofrida e pobre de Murdock ao lado do pai boxeador, assim como o treinamento nas artes marciais.

‘Demolidor’ é uma série com muito mais impacto e violência se levarmos em conta outras como ‘Flash’ e ‘Arrow’. Na série da Netflix há muitas fraturas, decapitações, cortes, hematomas e a todo instante estamos diante lutas bem coreografadas e com as agilidades acrobáticas do vigilante vermelho. Matthew sofre bastante, apanha, fica próximo da morte. Ele é de carne e osso. Isso conta muito. Aprimorando sempre suas técnicas de luta, aos poucos vai adquirindo maturidade e vencendo sua própria raiva. A produção não o colocou como algo imbatível, e valoriza bastante seu lado humano, sobretudo quando estamos diante dos flashbacks ou de sua vida como advogado.

A série também não deixa de ter seu lado humorado de forma descontraída/sutil que trazem equilíbrio às cenas de ação: as reuniões do trio Murdock-Nelson-Karen em bares ou mesmo os flashbacks entre Nelson e Matthew ainda nos tempos de faculdade. Tais momentos também buscam traçar uma das características da série: a forte amizade entre os dois sócios, apesar de entrar em colapso constante e ser decisiva para o funcionamento da trama.

Com o passar dos episódios, outros personagens da Marvel surgem. Elektra e Justiceiro estão entre eles. Lógico que a Marvel pretende com isso lançar tais personagens para futuras séries, como é o caso do Justiceiro que vai ganhar uma produção em breve. ‘Demolidor’ ganha pontos não só para quem é fã do universo Marvel, mas também por atingir um parâmetro além ‘Thor-Capitão América-Homem de Ferro-Homem Aranha’ que se tornou mais famoso. Além disso, não é apenas uma série que trata de ter poderes, vilões e heróis; revela sentimentos como superação, amizade e determinação. E ainda podemos aguardar mais produções chegando como as séries de Luke Cage e Punho de Ferro. Tudo parece apenas estar começando.

Mais informações sobre a série
IMDB
Página da Marvel
Rotten Tomatoes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s