LAWRENCE ARABIA – Absolute Truth (2016)

Nota: 7,0

Lawrence250

Músico neozelandês chega aos 10 anos de carreira mantendo suas canções entrelaçadas com vários gêneros e por várias influências, do jazz ao pop-rock.

Lawrence Arabia nada mais é do que o artista neozelandês James Milne dando vazão à sua criatividade musical e poética. Quatro anos sem lançar nada de novo, o último trabalho de 2012, ‘The Sparrow’, vinha com propostas interessantes e revelando um músico em amadurecimento. Também não é por menos. Lawrence Arabia executa uma sonoridade propriamente centrada no folk-rock, contudo, é fácil notar que desvios ocorrerão ao longo do disco, faixas buscando entrelaçamento/experiências com outros gêneros ou com até décadas antigas.

A abertura com ‘A Lake’ nada mais que é um pop-rock simples e direto, grudento na primeira audição. Porém, logo em seguida, ‘Sweet Dissatisfaction’ vem com sopros marcantes e charmosos dando um toque de latinidade à canção. Por sua vez, ‘The Old Dancefloor’ nos carrega para algum bar tocando jazz, com todo um clima mais soturno. O músico bebeu na fonte 60’s também, sem pudor, ‘Brain Gym’ fica algo na linha Beatles/Kinks e é uma das composições mais bonitas do álbum. Não seria absurdo dizer que ‘Another Century’ vem com influências da Easy Listening (deu uma vontade de escutar algo do Bacharach depois). As guitarras que vão fechando ‘What Became Of That Angry Young Man’ resvalam mais para a psicodelia.

Lawrence Arabia entra no rol dos músicos que, sozinhos, tentam subir os difíceis degraus do cenário musical. Pretendem sair mais do anonimato e buscam um reconhecimento maior num mundo onde novidades são frequentes e instantâneas. Para isso, tais músicos não deixam de investir no estudo da história da música, de buscar um ecletismo, de trafegar entre gêneros e fazer um amálgama sonoro. Indo dos 50’s/60’s à época atual, pegando influências que vão do jazz ao pop-rock atual. Não importa.

Allmusic
Bandcamp
Discografia
Soundcloud
Wikipedia

Veja o vídeo de ‘A Lake’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s