LISTA DE 7: 7 Filmes Que Retratam a Amizade

stand-by-me-natural-lighting250

Amizade é um tema recorrente no cinema. Conseguiu render boas e memoráveis produções. Geralmente são filmes amargos, dramáticos e sem finais felizes. Ou diria mais corretamente, são filmes que trazem a realidade à tona, sem muitas firulas, e nos fazem lembrar bastante daquele amigo de infância ou mesmo de algum amigo falecido. Os ambientes são os mais variados, podem trazer a velha turma de escola, os amigos de rua ou mesmo os amigos que encontramos de forma improvisada. Coloquei os filmes por ordem cronológica e da década de 80 em diante, que é minha referência maior pra cinema.

Fandango
01 – FANDANGO (Fandango, 1985)
Adoro filmes que chegam de surpresa pra mim. Assim foi com ‘Fandango’. Numa noite de sábado, entediado, ligo a TV e me deparo com essa película na Sessão de Gala da Globo. Não acreditei no filme, a princípio. Porém ele vai evoluindo, os personagens cativam mais, e num tom de comédia leve e até de road-movie, nos convida a ir até o final. Estrelado por um Kevin Costner bem novinho no cinema, o filme narra a história de cinco amigos de faculdade que resolvem sair para se divertir depois que são convocados para a Guerra do Vietnam. ‘Se Beber Não Case’ (2009) veio na cópia, porém sem o mesmo charme, convenhamos.
IMDB

ContaComigo
02 – CONTA COMIGO (Stand By Me, 1986)
Dez entre dez pessoas acham esse filme um clássico, lindo, charmoso, quase que imbatível e que nunca vai ser copiado com a mesma exatidão. Um elenco mirim sensacional, um roteiro impecável e mostra que a amizade se fortifica desde a infância. Não bastasse isso, já podemos perceber temas como a perda da infância, o enfrentamento da morte e até bullying já dava as caras neste longa. Passou uma longa influência para outras produções (que o diga a série ‘Stranger Things’ da Netflix).
IMDB

A Cura
03 – A CURA (The Cure, 1995)
Amizade na infância é sempre contagiante. Entretanto, quando entre essa amizade existe uma doença incurável como a AIDS, as coisas se complicam, os laços se abalam. Mas para os meninos Erik e Dexter, isso não atrapalhou, pois a cura sempre existiu em seus corações, no não-preconceito, no viver a vida e deixar tudo transcorrer em seu ritmo. Lindo filme, que faz a gente abraçar aquele amigo mais próximo mesmo com uma saúde de ferro. A cena do sapato, lá para o final do filme, considero uma das mais tocantes que vi hoje no cinema. De pausar o filme e chorar. Sim, pode chorar (e vai lá abraçar seu amigo).
IMDB

SempreAmigos
04 – SEMPRE AMIGOS (The Mighty, 1998)
Novamente, a amizade entre duas crianças. Cada uma com sua característica peculiar. Max é um garoto que é avacalhado pelos colegas de escolha, apesar de sua grande estatura pra idade. Kevin ‘Freak’ Dillion, por sua vez, tem uma inteligência extraordinária; porém o garoto sofre de uma doença degenerativa e é isolado do mundo à sua volta. Claro que o processo de amizade entre os dois não será fácil, mas com muita imaginação, superação e alegria o filme vai formando sua magia, traz a recompensa ao espectador. Uma das frases célebres: ‘eu serei suas pernas, você será minha mente’.
IMDB

MaryMax
05 – MARY & MAX, UMA AMIZADE DIFERENTE (Mari & Max, 2009)
Com um roteiro praticamente original, chegando de mansinho sem uma propaganda típica da Pixar, essa é uma animação em Stop-motion inesquecível. Convenhamos que nada aqui é para crianças, pois os temas são os mais controversos possíveis: morte, solidão, suicídio, depressão, fobias, alcoolismo, sexo. Num tom de melancolia, a gente vai apreciando a amizade entre uma menina de 8 anos e um senhor de 44 anos. A diferença aqui é que ambos estão distantes, em países diferentes, e a amizade vai crescendo através de cartas enviadas entre os personagens. A amizade aumenta e a gente se segura na cadeira até os minutos finais, fortes e chocantes, de ficar para a história do cinema.
IMDB
A resenha do filme aqui no site

TerceiraEstrela
06 – TERCEIRA ESTRELA (Third Star, 2010)
Lembro que esse foi um dos últimos filmes que peguei em locadoras. Igualmente lembro que o dono da locadora reclamava comigo da fita não ter muita saída. Azar de quem não alugou esse belo filme. Quem está presente aqui é Benedict Cumberbatch, ainda nem tão conhecido no mundo do cinema. Ele é James, que após descobrir que tem seus dias contados por conta de uma grave doença, chama os três amigos e resolve visitar seu lugar preferido. Entre reflexões, lembranças e mesmo brincadeiras, os amigos se aproximam mais. Outro final memorável que revela o quanto a amizade pode aliviar os sofrimentos da vida.
IMDB

Wallflower
07 – AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (The Perks of Being a Wallflower, 2012)
Entre meu círculo de amigos, difícil algum deles não ter gostado desse filme. Isso porque ele retrata muito bem o poder da amizade, de uma forma sincera e com uma narrativa agradável e um tanto quanto diferente. Outro fator que ajuda bastante é que o espectador se espelhará no personagem Charlie (Logan Lerman), muitos se lembrarão de quando eram jovens e da força que a amizade possui para reconstruir vidas e sonhos acabados.
IMDB

Outros filmes que se encaixariam tranquilamente na lista:
E.T. – O Extraterrestre (E.T. The Extra-Terrestrial, 1982)
Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, 1986)
Cinema Paradiso (Cinema Paradiso, 1988)
Thelma e Louise (Thelma And Luise, 1991)
Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, 1991)
Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)
Toy Story (Toy Story, 1995)
Agora e Sempre (Now And Then, 1995)
Garota, Interrompida (Girl, Interrupted – 1999)
Deixe Ela Entrar (Låt Den Rätte Komma In, 2008)

Leitor, sua participação é importante. Comente, dê dicas sobre alguns filmes que falam de amizades, inclusive tais informações podem ajudar até mesmo aos redatores do blog caso haja algum filme desconhecido pela gente. Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s